Reunião do conselho de administração da Vale (VALE3) termina sem decisão sobre presidente

Comunicado oficial afirma que o colegiado voltará a se reunir 'nos próximos dias' para decidir se mantém Eduardo Bartolomeo à frente da Vale ou inicia processo para sua sucessão

A Vale (VALE3) divulgou comunicado à imprensa no início da noite desta quinta (15) para informar que uma reunião extraordinária de seu conselho de administração não chegou a uma conclusão sobre renovar o mandato de seu atual presidente, Eduardo Bartolomeo, ou iniciar um processo para sua sucessão.

No mesmo comunicado, o presidente do colegiado, Daniel Stieler, indica que o conselho voltará a se reunir ‘nos próximos dias’, mas ainda sem data definida, para buscar uma definição sobre o comando da empresa.

A condução do processo que escolherá um novo presidente ou indicará Bartolomeo para mais um mandato vem sendo tema de especulação desde o fim de 2023.

Esse foi o período em que começaram a surgir rumores de uma possível interferência do governo Lula para emplacar Guido Mantega (ex-ministro de Dilma) na administração da mineradora.

As especulações iam desde colocar Mantega como integrante do conselho de administração da Vale e até mesmo uma possível candidatura à sucessão de Bartolomeo.

Por outro lado, o governo federal sempre negou os rumores e, inclusive, contou com uma manifestação oficial do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que afirmou no fim de janeiro que o presidente Lula “nunca iria se dispor a fazer interferência direta em uma empresa de capital aberto”.