- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas avançam na Europa com expectativa de queda da inflação nos EUA
Bolsas avançam na Europa com expectativa de queda da inflação nos EUA
Os principais índices acionários europeus avançam nesta segunda-feira (12) seguindo os ganhos das bolsas asiáticas.
Investidores esperam também que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que será divulgado na terça-feira (12), mostre uma redução da inflação americana antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), marcada para a semana que vem.
Às 8h, o índice Stoxx 600 avançava 1,11%, a 425,05 pontos. A bolsa de Paris (CAC-40) sobe 1,27%, enquanto a de Frankfurt (DAX) tem valorização de 1,64% e a de Londres (FTSE-100) avançava 1,32%.
A notícia mais esperada da semana é a divulgação do CPI dos Estados Unidos para o mês de agosto. De acordo com a UBS Global Wealth Management, o CPI dos EUA provavelmente deve cair em agosto, mas o pico de inflação ainda não foi alcançado na zona do euro ou no Reino Unido.
“Acreditamos que o Fed deve exigir pelo menos três meses de dados de inflação tranquilizadores – juntamente com evidências de um mercado de trabalho esfriando – antes de considerar suavizar seu tom na política monetária.”
Guerra no radar
Os agentes também acompanham a guerra entre Rússia e Ucrânia, que segue vigente desde o mês de fevereiro. Kiev anunciou que conseguiu retomar algumas áreas dominadas pelos russos, animando os mercados com a possibilidade de negociações de paz entre os dois países.
No front dos dados, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% em julho, ante uma contração de 0,6% em junho, de acordo com dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) divulgados nesta segunda-feira. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” esperavam que a economia tivesse alta de 0,3%.
Entre os índices setoriais do Stoxx 600, a maior alta da sessão fica com o setor de automóveis e peças, com valorização de 2,37%. O segmento bancário também tem forte avanço, com alta de 2,04%. Nenhum setor está em queda na manhã de hoje.
Leia a seguir