Minério de ferro recua 0,7%, para US$ 148,20 a tonelada

Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em queda no mercado à vista

Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em queda no mercado à vista, refletindo a desaceleração da demanda por parte de traders e de usinas siderúrgicas chinesas, que ainda enfrentam restrições operacionais.

Além disso, as autoridades chinesas indicaram na semana passada que vão intensificar o monitoramento das transações da commodity, a fim de evitar preços artificiais, o que levou a forte recuo dos preços futuros.

Segundo a publicação especializada Fastmarkets MB, o minério com teor de 62% de ferro recuou 0,7% nesta segunda-feira, para US$ 148,20 por tonelada no Porto de Qingdao.

Com esse desempenho, em fevereiro, a principal matéria-prima do aço exibe, agora, ganho de cerca de 1%. No ano, a valorização acumulada foi reduzida a 22,7%.

Na Bolsa de Commodity de Dalian, os contratos mais negociados com entrega em maio recuaram 8,6%, a 761,50 yuan por tonelada, pressionados também pela elevação nas taxas de negociação, em um aparente movimento para conter os preços do minério, segundo a Reuters.