Mercado da Europa opera sem direção única, à espera de ata do BCE e comentários de Lagarde

No meio da manhã, o Banco Central Europeu (BCE) divulga ata da reunião de política monetária de dezembro, quando deixou suas principais taxas de juros inalteradas

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores aguardam novos sinais da trajetória dos juros na zona do euro.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha leve avanço de 0,17%, a 468,51 pontos.

No meio da manhã, o Banco Central Europeu (BCE) divulga ata da reunião de política monetária de dezembro, quando deixou suas principais taxas de juros inalteradas pela segunda vez consecutiva.

Depois disso, a partir das 12h15 (de Brasília), a presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de painel em Davos, na Suíça, onde acontece o Fórum Econômico Mundial. Em entrevista à Bloomberg, Lagarde disse ontem que o primeiro corte de juros provavelmente virá durante o verão europeu, mas ressaltou que ainda não é possível declarar vitória na batalha contra a inflação.

O futuro da política monetária nos EUA também segue no radar. Dados fortes do setor varejista americano ajudaram a derrubar as apostas para uma redução de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em março. De lá para cá, porém, a hipótese de corte voltou a se fortalecer um pouco, para cerca de 61%, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.

Às 6h53 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,08%, a de Paris subia 0,48% e a de Frankfurt avançava 0,27%. Já a de Milão apresentava ganho de 0,38%, enquanto as de Madri e Lisboa perdiam 0,23% e 0,08%, respectivamente.

Com informações do Estadão Conteúdo