- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Caixa Seguridade (CXSE3) entra e Eztec (EZTC3) sai: as previsões da XP para o Ibovespa
Caixa Seguridade (CXSE3) entra e Eztec (EZTC3) sai: as previsões da XP para o Ibovespa
Empresas citadas na reportagem:
A ação da Caixa Seguridade (CXSE3) “tem alta probabilidade de ser incluída no Ibovespa” na próxima atualização da carteira, em setembro.
A previsão está num relatório da XP pulicado nesta terça-feira (16).
Além disso, os papéis da empresa de energia Auren (AURE3) e os da operadora de portos Santos Brasil (STBP3) também têm boas chances de entrarem no portfólio, segundo os analistas da XP.
Por outro lado, Dexco (DXCO3) deve deixar o índice, assim como a construtora Eztec (EZTC3).
Principal índice de ações da B3, o Ibovespa passa por revisão a cada quatro meses, no caso janeiro, maio e setembro.
Assim, nessas atualizações, ativos que não estejam mais atingindo critérios de participação na carteira podem ser excluídos, enquanto outros podem entrar.
Dessa forma, entre esses pré-requisitos a ação deve ter 95% de presença em pregões da bolsa e o volume financeiro diário de negócios deve representar ao menos 0,1% do total.
Atualmente, a carteira do índice tem 86 papéis de 83 empresas.
Então, a B3 deve divulgar em 1 de agosto a primeira de três prévias para a composição da próxima carteira do índice.
Segundo a XP, os índices de negociabilidade de STBP3 e AURE3 aumentaram recentemente e agora estão próximos do valor mínimo para inclusão no Ibovespa.
Além disso, a ação da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo (POMO4) está prestes a atender aos mesmos critérios, diz o relatório.
Prévias para IBX-50 e IBX-100
A XP também divulgou suas previsões para a atualização de outros dois índices da bolsa paulista.
Para o IBX-50, carteira com as ações das 50 maiores empresas listadas por valor de mercado, a estimativa é de entrada de Engie (ENGI11) e de Telefonica Brasil (VIVT3).
Na outra ponta, de acordo com o relatório, os papéis de Hypera (HYPE3) e da Klabin (KLBN11) podem sair do índice.
Já para o IBX-100, este com as 100 maiores companhias por valor de mercado, a XP projeta que a empresa de terceirização de serviços GPS (GGPS3) e a construtora Cury (CURY3) passarão a integrar o portfólio.
Enquanto isso, a empresa mineira de saneamento Copasa (CSMG3), a Dexco (DXCO3) e a Ecorodovias (ECOR3), de concessão de estradas, podem sair.
Leia a seguir