Bradesco (BBDC4) troca CEO: Marcelo de Araújo Noronha vai substituir Octavio de Lazari Junior

Novo diretor-presidente tem mais de 38 anos no mercado financeiro, sendo 20 deles no banco

O Bradesco (BBDC4) terá um novo CEO. O conselho de administração, acatando recomendação do comitê de nomeação e sucessão, promoveu Marcelo de Araújo Noronha ao cargo de diretor-presidente (CEO). Ele substitui Octavio de Lazari Junior, que terá seu nome submetido para integrar o colegiado.

“A indicação do senhor Marcelo decorreu da sua vasta experiência profissional adquirida ao longo de mais de 38 anos no mercado financeiro”, destaca o banco. De acordo com fato relevante divulgado pela instituição, são 20 anos de dedicação à Organização Bradesco.

“A mudança tem o propósito de iniciar um ciclo de projetos e objetivos estratégicos robustos para os próximos anos”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi. Ele destaca também que “o contexto de mercado é absolutamente desafiador, do ponto de vista da eficiência operacional, aumento da competitividade e ambiente regulatório”.

Em comunicado, Trabuco pontua que “cada geração de executivos tem seu momento de maturação, ritos de passagem e patrimônios acumulados como legado”. Assim, afirma ele, “o momento representa um cenário propício para dar visão renovada aos movimentos necessários em direção aos objetivos colocados pelo Conselho de Administração do Bradesco”.

“Marcelo Noronha apresenta carreira consistente, sólida, e acreditamos que suas prerrogativas serão adequadas e compatíveis à conjuntura econômica e às exigências do mercado”, elogia Trabuco.

“Tenho consciência da minha missão”

O comunicado divulgado pelo banco traz ainda declarações de Marcelo Noronha. Ele pontua que “o Bradesco tem uma estrutura organizacional e cultura corporativa que oferecem os pilares centrais de uma gestão focada em resultados”.

“O mercado é muito competitivo e exige múltiplas capacidades de todos nós. Com os pés no chão, tenho consciência da minha missão. E não será diferente dessa vez. Tenho visão plena das decisões relevantes que me aguardam, e o tamanho da carga das expectativas dos clientes, colaboradores e acionistas do Bradesco”, afirma o novo CEO do banco.

Currículo de Marcelo Noronha

Conforme a instituição financeira, com 58 anos de idade, o novo CEO iniciou sua carreira bancária em 1985 no Recife. Transferiu-se para São Paulo em 1994 e, antes de ingressar no Bradesco, trabalhou na diretoria do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A. até 2003.

Marcelo Noronha é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem especializações em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e Banking pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, integrou o programa de Advanced Management pelo Instituto de Estudios Empresariales da Universidade de Navarra, em Barcelona (IESE).

Com 38 anos no mercado bancário brasileiro, está no Bradesco desde 2003, quando o banco adquiriu o BBVA, de capital espanhol. “Construiu carreira sólida, ocupando postos de gestão em diferentes áreas de negócio até alcançar a posição de vice-presidente (posto assumido em 2015). Sua última área de responsabilidade foram os segmentos Varejo e Prime, além de Marketing, CRM, Vendas Digitais e bancos next e Digio”, destaca comunicado do Bradesco.

Experiência com subsidiárias internacionais

O executivo também esteve à frente, como vice-presidente, das áreas de Corporate, Bradesco Empresas, Bradesco BBI, Internacional e Câmbio, subsidiárias internacionais (Buenos Aires, Cayman, New York, Londres, Luxemburgo e Hong Kong) e Corretoras Bradesco e Ágora.

Antes disso, atuou como vice-presidente responsável pelo Bradesco Cartões e pelas empresas coligadas de meios de pagamentos. Foi membro dos Conselhos de Administração da Cielo, Alelo, Livelo e Elopar.

Ele também foi diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS entre 2013 e 2017. Além disso, é conselheiro da Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

“O senhor Marcelo ascendeu a todos os cargos da diretoria do Bradesco e vinha exercendo, nos últimos oito anos, o cargo de diretor vice-presidente, cumulativo com outros que ocupa e continuará ocupando em empresas da organização”, acrescenta o banco no comunicado.

Futuro de Octavio de Lazari Junior no banco

De acordo com o fato relevante, Octavio de Lazari Junior segue compondo os principais comitês de assessoramento do conselho de administração.

“Sua nomeação ao cargo de membro daquele órgão será tempestivamente divulgada ao mercado e submetida à homologação do Banco Central do Brasil. Reconhecedores dos méritos pessoais e profissionais dos senhores Marcelo e Octavio, o Bradesco e os seus companheiros de trabalho lhes desejam uma trajetória de sucesso e felicidade nos novos cargos que ocuparão”, completa o texto.

Lazari, 60, assumiu o comando do Bradesco em 2018. O executivo iniciou sua carreira no próprio banco, no ano de 1978.

Colaborou Rafael Balsemão