- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Europa fecham em queda em meio a temores sobre aperto monetário do Fed
Bolsas da Europa fecham em queda em meio a temores sobre aperto monetário do Fed
As bolsas europeias fecharam a segunda-feira em queda, acompanhando o mau humor em Wall Street, depois que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, adotou um tom mais agressivo em relação à política monetária americana no seu discurso de abertura do simpósio de Jackson Hole, na sexta-feira.
Após ajustes, o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,81%, a 422,65 pontos. O DAX, índice de referência da bolsa de Frankfurt, caiu 0,61%, a 12.892,99 pontos, e o CAC 40, de Paris, recuou 0,83%, a 6.222,28 pontos, enquanto a bolsa de Londres ficou fechada, devido ao feriado bancário no Reino Unido. Em Milão, o FTSE MIB caiu 0,24%, a 21.841,88 pontos, e o Ibex 35, de Madri, recuou 0,92%, a 7.989,60 pontos.
Na sexta-feira, Powell seguiu o roteiro esperado e adotou um tom mais “hawkish” (favorável a mais aperto monetário) do que o que ele vinha usando em seu discurso de abertura do simpósio anual de Jackson Hole. Ele disse que o foco em reduzir a inflação é agora “incondicional” e reiterou que o BC americano precisa continuar elevando os juros até que tenha certeza de que os preços estão sob controle, mesmo que isso prejudique o crescimento econômico americano.
Na Europa, a atenção dos investidores começa a se voltar para a decisão da semana que vem do Banco Central Europeu (BCE), em meio a temores de que a inflação no continente force a autoridade monetária a acelerar também a alta dos juros, embora as perspectivas econômicas lá estejam piores do que nos EUA.
“A decisão de juros do BCE vai mostrar que a atual narrativa de juros vai forçá-los a entregar uma grande elevação nos juros, que vai matar o crescimento econômico”, diz Edward Moya, analista sênior de mercados da Oanda, em nota. “No fim de semana, [Olli] Rehn, do BCE, disse que o próximo passo será um movimento significativo em setembro, e que ele será de pelo menos 0,5 ponto percentual”.
A maior parte dos setores do Stoxx 600 fechou a sessão em queda, mas as ações das montadoras de veículos e de energia conseguiram anotar ganhos, de 0,99% e 0,45%, respectivamente. As ações de produtos e serviços ao consumidor recuaram 1,09%, enquanto o setor bancário, de maior peso no índice pan-europeu, caiu 0,39%.
A empresa de telefonia sueca Ericsson caiu 1,28% na sessão de hoje depois que a companhia afirmou que iria encerrar suas operações comerciais na Rússia nos próximos meses. A empresa inicialmente interrompeu as atividades de forma provisória no país em abril, após a invasão da Ucrânia por Moscou.
A companhia farmacêutica francesa Valneva recuou 0,39% na sessão de hoje, apesar da divulgação de testes positivos relacionados a vacina contra a covid-19 que a empresa está produzindo.
Leia a seguir