Bolsas da Ásia fecham sem direção após ata do Fed e decisão de juros do BoK

Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou o dia com perda de 0,35% em meio a preocupações sobre a possibilidade de um Fed mais severo

As bolsas da Ásia fecharam sem direção nesta quinta-feira, com os investidores repercutindo a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), que sinalizou que a autarquia segue focada em combater a inflação, apesar de riscos “elevados” de recessão da economia americana em 2023, razão pela qual o clima pessimista prevaleceu entre os investidores em Xangai e Hong Kong.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em alta, repercutindo de forma positiva a decisão do Banco da Coreia (BoK) de manter as taxas de juros inalteradas.

A bolsa de Tóquio não funcionou hoje devido ao feriado do aniversário do Imperador no Japão.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou a sessão com alta de 0,89%, a 2.439,09 pontos, com os investidores repercutindo positivamente a decisão do Banco da Coreia (BoK) de manter as taxas de juros inalteradas depois de sete reuniões seguidas com aumentos das taxas.

O BoK manteve a taxa de recompra de referência de sete dias inalterada em 3,50%, encerrando uma série de aumentos de taxas em cada reunião desde abril de 2022.

O setor de eletrônicos liderou os ganhos da sessão e a empresa de videogames Netmarble subiu 8,2%.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou o dia de negociações com retração de 0,35%, a 20.351,35 pontos em meio a preocupações dos investidores sobre a possibilidade de um Fed mais hawkish, após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do BC americano.

O pior desempenho no HSI foi da Techtronic Industries, que caiu 19%. Entre outras quedas, a China Unicom caiu 5,4%, a Xinyi Glass teve retração de 4,25% e BOC Hong Kong contabilizou queda de 2,55%.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai composto fechou a sessão com queda de 0,11%, a 3.287,4770 pontos, com os investidores continuando a pesar as preocupações com os aumentos agressivos das taxas de juros pelo Fed, contra as esperanças de que uma recuperação impulsionada pela reabertura da China apoiará a economia global.

Os mercados também devem monitorar as relações entre China e Estados Unidos após notícias de que os EUA estão considerando liberar informações de inteligência que acreditam mostrar que a China está avaliando se deve fornecer armas para apoiar a guerra da Rússia na Ucrânia.

As bolsas não funcionaram no Japão nesta quinta-feira devido ao feriado do aniversário do Imperador.