Ações em alta: Embraer avança 10% e lidera, seguida por empresas do agro; Cemig vai mal

Veja os 10 papéis com as maiores valorizações do Ibovespa hoje e o motivo das altas de alguns deles; veja também quem mais perdeu

Jato da Embraer (EMBR3). Foto: Embraer/Divulgação
Jato da Embraer (EMBR3). Foto: Embraer/Divulgação

A lista de ações em alta da bolsa de valores desta quinta-feira (14) tem a Embraer (EMBR3) como destaque, subindo cerca de 10%. Afinal, as ações da empresa de aviação foram favorecidas depois de estarem entre as top picks (melhores escolhas) do Morgan Stanley.

“Acredito que a empresa esteja se beneficiando da deterioração da imagem de uma das principais concorrentes, a Boeing, devido a diversos problemas apresentados nas aeronaves da companhia americana. Notícia divulgada no X falava de pouso forçado devido a falha mecânica em um Boeing 777 hoje”, explica Leandro Petrokas, diretor de Research da Quantzed.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Agro em destaque

A São Martinho (SMTO3), do setor sucroenergético, também é destaque nesta quinta, com a segunda maior alta. Isso porque “o mercado [está] reagindo à aprovação do projeto Combustível do Futuro pela Câmara dos Deputados, que menciona aumento gradual da mistura de biodiesel no óleo diesel”, explica o diretor da Quantzed.

Além disso, a Marfrig (MRFG3) é outro destaque na bolsa de valores hoje. A empresa, que teve a terceira maior alta do pregão, segue se beneficiando do acordo entre Brasil e China para abertura de mais pontos frigoríficos na segunda maior economia do mundo e maior compradora de proteína animal do Brasil.

Últimas em Ações

Assim, no fechamento o AGFS, índice setorial que contempla empresas do agro, subiu 0,72%, a maior alta setorial do dia.

Veja ações em alta do Ibovespa que tiveram os maiores ganhos do dia

  • Embraer (EMBR3): +10,21%
  • São Martinho (SMTO3): +5,07%
  • Carrefour Brasil (CRFB3): +3,29%
  • Marfrig (MRFG3): +3,22%
  • Vibra (VBBR3): +2,31%
  • Telefônica Brasil (VIVT3): +2,19%
  • MRV (MRVE3): +1,98%
  • Eneva (ENEV3): +1,93%
  • BRF (BRFS3): +1,71%

Perdas

Por outro lado, a CSN (CSNA3) e outras empresas de siderurgia ficaram entre as piores ações do dia. “Na minha visão, o mercado enxerga risco de demanda por aço junto com o risco de aumento da oferta de aço vindo da China”, diz Petrokas.

Outra queda, aliás, é de Hypera (HYPE3), que cai após divulgação de balanço do 4º trimestre de 2023, com queda de 28,7% no lucro na comparação anual.

Mas quem liderou as perdas foi a Cemig (CMIG4). A estatal de Minas Gerais foi ao TCE (Tribunal de Contas) para manter a chamada ‘privatização branca’, que prevê a venda de cerca de 160 ativos, entre terrenos e outros bens da companhia.

Confira as piores ações do dia

Os rankings contemplam apenas ações do Ibovespa. As cotações foram apuradas às 17h34.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Embraer (EMBR3)


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS