Ações das empresas chamadas FAANG estão perdendo seu brilho?

O índice NYSE FANG+, que acompanha ações populares como Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google, caiu 10% este ano
Pontos-chave:
  • Nos últimos três anos, a empresa-mãe do Facebook, a Meta, a Apple, a Amazon, a Netflix e o Google, cuja controladora é a Alphabet, registraram grandes ganhos
  • Até agora, em 2022, no entanto, todos os cinco caíram

Investidores dizem estar reconsiderando sua abordagem ao negociar ações de grandes empresas de tecnologia, após uma primeira semana de fevereiro marcada por grandes oscilações dos papéis. Segundo o jornal The Wall Street Journal (WSJ), os agentes financeiros estão analisando mais de perto os vencedores e perdedores da temporada de balanços nos Estados Unidos, para identificar as ações que podem prosperar no próximo ano.

Já se foram, disseram vários investidores ao WSJ, os dias em que as ações de tecnologia registravam uma alta simultânea e atraíam multidões de fãs. Alguns se tornaram vítimas do aumento das taxas de juros, da mudança dos gostos dos consumidores e das avaliações exageradas. Aqueles que ficaram aquém das altas expectativas dos investidores pagaram caro no mercado.

Nos últimos três anos, a empresa-mãe do Facebook, a Meta, a Apple, a Amazon, a Netflix e o Google, cuja controladora é a Alphabet, registraram grandes ganhos simultâneos. Até agora, em 2022, no entanto, todos os cinco caíram.

O índice NYSE FANG+, que acompanha essas ações, ao lado de um punhado de outras, caiu 10% este ano, com desempenho inferior ao do mercado de papéis negociados nas Bolsas em Nova York. Algumas ações, como Netflix e Meta, caíram pelo menos 38% em relação às suas máximas. O S&P 500, por outro lado, caiu 6,2% em relação ao seu recorde.

“Como grupo, o desempenho destas empresas foi muito forte nos últimos 10 anos”, disse Amy Kong, diretora de investimentos da Barrett Asset Management, gestora de investimentos de Nova York. “Neste momento, vemos algumas rachaduras.”

Ainda assim, na semana passada, vários dos pesos pesados ​​da tecnologia se recuperaram. O índice NYSE FANG + subiu 3,1%, e o Nasdaq Composite, de alta tecnologia, superou o S&P 500.