Planejamento de carreira e independência financeira
O planejamento de carreira e a independência financeira são dois conceitos fundamentais para quem deseja ter sucesso no mercado de trabalho e na vida pessoal. Se você ainda não sabe como definir e alcançar esses objetivos, ou quais são os benefícios que eles podem trazer, este guia é para você.
Reunimos conteúdos que ajudam a estabelecer seus propósitos profissionais, a identificar as profissões em alta, a negociar seu salário ou ainda mudar de emprego com êxito. Então, bora lá?
O que é sucesso profissional para você?
Essa é uma pergunta que pode ter diferentes respostas, dependendo dos seus valores, interesses e objetivos.
Para algumas pessoas, sucesso profissional significa ter um cargo de prestígio, um salário alto e reconhecimento no mercado. Para outras, significa ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, fazer o que gosta e ter satisfação com o que faz. Dá pra ter tudo?
Não há uma definição única ou correta de sucesso profissional, mas sim uma que se adapte às suas expectativas e aspirações. Por isso, é importante que você reflita sobre o que significa sucesso profissional, e como pode alcançá-lo.
Para ajudá-lo nessa jornada, vamos apresentar os passos para alcançar o sucesso profissional. Leia o texto de Daniel Navas.
Quais as carreiras promissoras?
As profissões em alta em cada área são aquelas que têm mais demanda, oportunidades e salários no mercado de trabalho. Elas estão relacionadas às tendências e às necessidades da sociedade, que mudam constantemente.
Para escolher ou mudar de carreira, é importante que conheça as áreas mais promissoras para o futuro. Veja no texto de Mavi Faria quais são. Quer um spoiler? Veja a lista de lista de profissões em alta nessas áreas:
- Especialista em cibersegurança
- Especialista em marketing digital
- Especialista em inteligência artificial
- Especialista em energias renováveis
- Desenvolvedor de software
- Analista de dados
- Psicólogo
É hora de pedir um aumento de salário?
Essa é uma questão que pode gerar dúvidas e receios em muitos profissionais, mas que também pode ser uma oportunidade de valorizar o seu trabalho e melhorar a sua renda.
Pedir um aumento de salário é importante para a sua carreira e para a sua independência financeira, pois mostra que você reconhece o seu valor, que tem ambição e que busca crescer profissionalmente. Além disso, um aumento de salário pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros, como poupar, investir ou realizar um sonho.
No entanto, pedir um aumento de salário não é algo simples ou fácil. Você precisa levar em conta vários fatores que podem influenciar na sua decisão, como o seu desempenho, o mercado, o tempo de empresa, entre outros. É também preciso se preparar para a conversa com o seu chefe, e saber como negociar o aumento de salário de forma assertiva e profissional.
Navegue pelo texto de Isabella Carvalho como pedir um aumento de salário:
- Como saber se meu salário é bom?
- Atenção às novidades do setor
- Qual o momento certo para pedir aumento de salário?
- O que evitar na hora de pedir o aumento de salário?
Veja também as dicas de como pedir aumento de salário:
- Faça uma autoavaliação
- Tenha um plano de carreira
- Não exagere na proposta
- Mais dicas para pedir um aumento
Chegou a hora de mudar de emprego?
Às vezes você decide, às vezes decide-se por você. Independentemente, é preciso encarar a oportunidade de mudança com otimismo e disposição. Mudar de emprego pode ser uma chance de dar um up na sua carreira e na sua independência financeira. Quem sabe não se encontra um trabalho mais legal, melhor pago e mais motivador?
Mas calma, não é só sair por aí trocando de emprego como quem troca de roupa. Mudar de emprego também tem seus perrengues, como: se acostumar com a nova empresa e a nova turma, dar conta das novas tarefas e responsabilidades, fazer amizade com o chefinho e os coleguinhas, entre outros. É preciso estar ligado – não em 220v, veja bem 😉 – para superar esses desafios com tranquilidade e profissionalismo.
Para se adaptar à nova empresa e à nova equipe, é preciso seguir algumas dicas, como: ficar por dentro da cultura e dos valores da empresa, bater um papo bacana com todo mundo, mostrar que é parceiro e que tá junto, seguir as regras e os procedimentos, entre outras.
Para se destacar no novo emprego, você precisa seguir outras dicas, como: arrasar nos resultados e no compromisso, pedir feedback e buscar sempre melhorar, aproveitar as chances de crescer e aprender, mostrar que você tem iniciativa e criatividade, entre outras.
Se quer saber mais sobre como se adaptar e se destacar no novo emprego, recomendamos que leia o texto “Mudei de emprego, e agora?” de João Vitor Marliere e Isabella Carvalho.
E aí, curtiu o guia?
Você viu como definir seus objetivos profissionais, escolher profissões que bombam, pedir um aumento de salário e trocar de emprego com tranquilidade.
Esperamos que o guia tenha sido um show de bola para você como foi para o editor. Agora tá contigo: coloque em prática as dicas que viu, e comece a planejar sua carreira e buscar a independência financeira.
Pra fechar, ainda em clima de futebol, uma citação via Twitter do Pelé sobre #sucesso.
O sucesso não é um acidente. É trabalho duro, perseverança, aprendizagem, estudo e sacrifício.
– Pelé