5 dicas para usar da melhor forma sua planilha de planejamento financeiro

Entenda como otimizar o uso de uma das ferramentas de controle financeiro mais populares e baixe a sua gratuitamente

Já falamos por aqui sobre a importância de uma boa organização financeira para a saúde mental e outros aspectos da vida. Agora, é hora de ir para a prática. Pensando em tornar esse processo mais fácil, a Inteligência Financeira lançou uma planilha de planejamento financeiro. “Ter o domínio das finanças significa saber quais são suas receitas e seus gastos. E muitas vezes faltam ferramentas que ajudem a colocar isso no dia a dia. Com a planilha é possível registrar as entradas e saídas de forma categorizada. Assim, ter uma ideia dos custos fixos e de contas recorrentes, além de outras movimentações”, ressalta Luciana Nicola, diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Itaú Unibanco. 

5 dicas para usar a planilha de planejamento financeiro

1. Comece pelo básico: levante suas fontes de receita 

O primeiro passo é listar suas fontes de receitas e entender exatamente o quanto de dinheiro entra. Se precisar, acesse o seu holerite com informações de salário base e líquido. Por outro lado, se você é profissional PJ, empreende e não tem uma receita fixa, vale chegar em uma média. Em seguida, distribua esses dados na planilha.  

2. Crie um hábito 

Assim, identificando as receitas, é hora de ir para as despesas. O ideal é selecionar um dia da semana para atualizar e preencher os dados. Pode ser no domingo à noite ou na segunda de manhã, por exemplo. O importante é transformar isso em um hábito. “Quanto mais você se mantém atualizado no controle dos das suas finanças, mais você vai conseguir identificar gastos desnecessários”, pontua Luciana. 

3. Alimente (mesmo que aos poucos) o bloco de investimentos 

Investir faz muita diferença no planejamento das finanças. Por isso, na aba de investimentos da sua planilha de planejamento financeiro, comece pela reserva de emergência. “Essa reserva é super importante para imprevistos, que acontecem com todos. O recomendável é se organizar para ter um montante em torno de 3 a 6 meses da média de gastos mensais”, explica Luciana.  

4. Busque a consciência financeira

Na planilha de planejamento financeiro da Inteligência Financeira, todas as movimentações são transformadas em gráficos com visões anuais e mensais do orçamento. Ou seja, eles te ajudam a entender o destino do dinheiro e identificar possíveis ajustes e desperdícios. É o que chamamos de consciência financeira. 

5. Estabeleça metas 

Falar sobre finanças também significa falar sobre sonhos. Portanto, estabelecer metas e desejos de curto, médio e longo prazo tornam esse processo mais eficiente. Você pode escrever as metas na própria planilha e acompanhar as finanças para atingi-la.  

A Planilha de Controle Financeiro da Inteligência Financeira é gratuita e muito simples de ser usada. Basta baixar gratuitamente a planilha clicando aqui.