Nas últimas semanas, a segurança em torno do PIX foi quebrada e, portanto, questionada. Foram três vazamentos de informações de clientes em seis meses, o que colocou todo o sistema em alerta. Por enquanto, os hackers roubaram os dados das pessoas, não dinheiro, o que já causa grande preocupação. Porque este pode ser o começo de um golpe financeiro.
Foi no cenário de preocupação com golpes, que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) afirmou ter apresentado nesta semana um projeto de lei para aumentar a segurança do Pix. Denomidado “Lei de Segurança do PIX”, a proposta deve criar mecanismos que permitem a rápida recuperação de valores transferidos por meio de fraude cometida pelo pagamento instantâneo brasileiro, o Pix.
O senador questionou a segurança do Pix já que que bandidos enxergaram a ferramenta financeira como um grande potencial para aplicar golpes em que as vítimas são sequestradas e mantidas em cárcere privado até terem suas contas bancárias esvaziadas.
O senador também disse que o projeto prevê a criação de uma senha de segurança para a utilização pela vítima em caso de sequestro-relâmpago. A senha vai permitir a realização da transferência, mas também emitirá um alerta ao banco.