Imposto de Renda: Receita paga hoje restituição com bônus de quem caiu na malha fina

Saiba se você tem direito de receber o pagamento

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (28) o lote residual da restituição do Imposto de Renda referente a abril. O dinheiro vai para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação com o órgão. Para saber se será contemplado, o contribuinte pode acessar o site Consulta Restituições de Imposto de Renda.

O pagamento será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração ou a partir do número do Pix indicado e terá correção de 11,66%. Essa atualização é feita conforme a taxa básica de juros acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do pagamento.

Quem vai receber a restituição com bônus?

Segundo a Receita Federal, 290.934 contribuintes receberão um valor total de R$ 344 milhões. Desse montante, R$ 155,1 milhões são para pessoas que têm prioridade legal, sendo;

  • 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 248.579 contribuintes não prioritários.

Quem não resgatar a restituição em um ano deve fazer uma solicitação pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, depois a opção Meu Imposto de Renda e, então, o botão Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Leia a seguir

Leia a seguir