Quais são os sinais de que sua empresa precisa de uma reestruturação financeira?

Entenda também como funciona o processo, do diagnóstico à implementação

Empreender e ser dono de uma pequena ou média empresa (PME) muitas vezes significa lidar com os mais diversos desafios. Quando o assunto é dinheiro, a reestruturação financeira pode ser um caminho para contornar dívidas e melhorar o funcionamento de uma empresa.  

Luís Alberto de Paiva, diretor da Corporate Consulting, explica que a reestruturação é um conjunto de trabalhos. O objetivo é melhorar os resultados de uma empresa, aprimorando processos e, consequentemente, as finanças. 

Inteligência Financeira
PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO
Pensando em gastar menos para investir mais?

Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito ao método da ‘Planilha de Controle Financeiro’. É só baixar e começar.

ou preencha os campos abaixo

    Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

    Entender sobre o tema é fundamental para qualquer empreendedor – tenha ele um pequeno, médio ou grande negócio. “Significa que o empresário precisa ficar atento às necessidades de mudança. Além disso, conjugar fatores que permitam que sua empresa seja bem avaliada e permita mudanças repentinas de rumo para melhor”, ressalta Luís.

    Uma reestruturação financeira de uma PME é necessária em momentos de crise, onde uma empresa começa a acumular dívidas e não consegue pagar os compromissos. “Quando isso acontece, naturalmente os talentos vão embora e você começa a ter um segundo problema, que é a qualidade na operação de sistemas e informações”, explica Luís. 

    Como funciona a reestruturação financeira de uma PME? 

    A reestruturação financeira de uma empresa passa por diversas etapas – geralmente acompanhadas por uma consultoria. “Em um primeiro momento, é importante entender o que de fato está acontecendo, o que está comendo o caixa da empresa e outros problemas”, ressalta Luís.  

    O diagnóstico pode trazer diversos tipos de problemas, como despesas descontroladas, custos desalinhados, sistema de formação de preços ineficaz ou até mesmo uma operação logística onerosa. “A partir desse diagnóstico, há a implementação de uma força de trabalho que reverta de fato esses resultados”, explica o especialista.  

    Sinais de que sua empresa precisa de reestruturação 

    É fundamental ressaltar que a administração de uma PME não é uma matemática exata.

    Mas, ainda mais importante do que entender o que é uma reestruturação financeira, é identificar os sinais de que o negócio precisa de uma.

    Além das despesas descontroladas, a falta de visibilidade, pagamento elevado de impostos e a falta de capital de giro são exemplos de que as finanças precisam de uma revisão.

    Leia a seguir

    Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais