A Receita Federal abre nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Segundo o comunicado da Receita, o crédito bancário para 4.250.448 contribuintes será realizado no dia 30 junho, no valor total de RS 6,3 bilhões. Desse total, R$ 2.697.759.582,31 referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, foram contemplados ainda 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março.
Como saber se recebe a restituição neste lote?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A Receita destaca que a página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC. “Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.”
A Receita lembra ainda que disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de um CPF.
Com é feito o pagamento da restituição?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de pelo , ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos $> Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.