Novo título do Tesouro Nacional pode ajudar quem se prepara para a aposentadoria
Investimento tem período de acumulação de patrimônio e desembolso de recursos
O Tesouro Nacional anunciou, nesta semana, um novo título de renda fixa que reúne aspectos específicos para quem está guardando dinheiro para a aposentadoria.
Em um mesmo título, há características que agrupam um período para acumulação de patrimônio e outro que prevê o desembolso dos recursos, mensalmente, para servir de complementação à aposentadoria. Confira a entrevista com o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, para conhecer melhor o título.
O novo ativo é corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescido de uma taxa real fixa, hoje acima de 6%.
Como a renda fixa voltou a ser a estrela do mercado brasileiro e, diante deste novo lançamento do Tesouro Direito, se você tiver que ler um texto nesta última semana do ano, para aprimorar seus investimentos, veja aqui na Inteligência Financeira o que diz Gabriel Navarro sobre marcação a mercado, um item importantíssimo para quem investe em renda fixa e se assusta com a volatilidade desses títulos.
Sim, a renda fixa também oscila, embora o nome sugira o contrário. No caso, o que é fixo é o pagamento do fluxo de juros e não o preço do título.
Conhecer bem este movimento ajudará você a enfrentar momentos de estresse no mercado e, ainda, aproveitar oportunidades para comprar títulos baratos na renda fixa.
Leia a seguir