8 passos para ser um pai responsável com as finanças

Ser um pai que pensa no futuro dos filhos passa por ter inteligência financeira. O influenciador Tadeu França mostra como em dicas simples.

Ter filhos pode ser a realização de um sonho, mas não dá para negar que muda toda a vida, inclusive a financeira. O influenciador Tadeu França sabe todos os passos desta jornada. Então, neste aniversário de 1 ano da Inteligência Financeira, pedimos para ele dar algumas dicas de como ser um pai preparado financeiramente, para proporcionar tudo de bom para sua família sem aperto. Confira:

Organize-se!

Para ser um pai responsável com as finanças, primeiro, tenha uma planilha para anotar todos os seus ganhos e gastos. Para os que não se identificam com planilhas, caderninhos ou aplicativos também servem. O importante é que se tenha o controle dos gastos essenciais para saber o quanto sobra para investir nas contas com o futuro filho.

Elenque as prioridades financeiras na paternidade

Reduza gastos desnecessários, e elenque as prioridades financeiras da sua família. Após definir os seus gastos fixos e essenciais, se pergunte: Eu preciso mesmo assinar vários canais de streaming que eu nem assisto? Preciso pedir comida em delivery todos os dias? Consigo reduzir as tarifas bancárias e anuidade dos cartões? Ou seja, pensar na readequação dessas “pequenas” despesas pode te ajudar garantir um bom investimento no futuro.

Respire e tenha calma

E quando o filho acontece sem querer? A sensação é de que estamos trocando um pneu com o carro em movimento, mas uma dica valiosa é respirar, colocar a cabeça no lugar e dialogar com a mãe da criança. Entender como vai funcionar a dinâmica da casa a partir de agora. Neste momento, também vale pensar nos itens básicos: onde a criança vai dormir – e montar esse quarto, o que ela vai vestir – e comprar essas roupas. Portanto, os famosos chá de bebê, chá de fralda, chá revelação, chá rifa são muito bem-vindos. E nos ajuda a economizar bastante.

Poupe mensalmente

Guarde um valor mensalmente, e trate como parte das despesas fixas da sua casa. Os gastos com os filhos não são poucos, e não podem ser somente com “o que sobra” no final do mês! É importante encarar os aportes mensais como parte das contas fixas da família. Daí vem mais uma vez a importância da planilha, do caderninho ou do aplicativo de controle de gastos. Anote tudo, inclusive isso.

Se prepare para ser pai

Leia livros sobre parentalidade, siga perfis que falem sobre esse assunto, pesquise quem são as referencias nesta área. Inclusive, existem perfis na internet como @poderosoconfrinho , que dão dicas de finanças para pais, e de como passar esses ensinamentos para seus filhos. Afinal, ninguém nasce sabendo ser mãe ou pai. É preciso interesse em pesquisar, estudar e fazer a diferença.

Busque o melhor custo benefício

Pesquise várias opções daquilo que você deseja adquirir (por exemplo, uma boa escola), e busque sempre o melhor custo benefício para ser um pai responsável com as finanças. Não feche nada no susto ou na pressa. Além disso, é importante pensar em economizar nos gastos com as próprias crianças à medida que elas vão crescendo. Roupas de brechós ou de segunda mão costumam ser mais baratas, e, como renda extra, é possível realizar bazares ou criar uma lojinha virtual com itens do período da gestação ou que o seu filho não usa mais. Muita gente se interessa e é mais uma possibilidade de levantar mais uma grana.

E se vier mais um filho?

No meu caso tive dois filhos, num intervalo de 2 anos, e uma das coisas que mais me ajudou a economizar dinheiro foi passar do mais velho para o mais novo tudo o que fosse necessário: roupas, brinquedos, sapatos, pacotes de fralda que sobraram, tudo. Mas se o intervalo entre um filho e outro for muito maior, então eu ficaria com a opção de fazer um bazar ou lojinha virtual, para levantar um dinheiro extra, como falei na dica anterior.

Fique bem informado sobre seus investimentos

Siga a Inteligência Financeira nas redes sociais, que completa 1 ano, e traz diversos conteúdos especiais para o seu dinheiro render mais. Lá é possível encontrar inúmeras outras dicas como essas, não só para poupar o seu dinheiro, mas também como um canal que fala de investimento para dar destinação correta a cada centavo seu. Pois pensar no futuro dos seus filhos, não é só sobre poupar, mas sobre investir também!

Leia a seguir

Leia a seguir