Dica do especialista: acompanhe a divulgação do índice PCE dos EUA

O anúncio, que é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, será feito na sexta-feira (30)

Nessa semana teremos a divulgação de alguns índices aqui no Brasil: confiança do consumidor e IPCA-15. Além disso, nos Estados Unidos, será apresentado o PCE, que é o índice de preço para gastos de consumo pessoal.

Diante disso, de acordo com Camila Fioravante, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, é importante que os investidores acompanhem o PCE, que será divulgado nesta sexta-feira (30).

“Esse dado é uma das principais referências do Fed para as tomadas de decisões a respeito da política monetária norte-americana”, explica a especialista.

PCE influencia na taxa de juros dos EUA

Portanto, o PCE, que mede a evolução dos preços dos bens e serviços nos EUA, é considerado um dos indicadores para a determinação da taxa de juros norte-americana.

“Desse modo, vale lembrar que a taxa de juros nos Estados Unidos afeta os mercados acionários em todo mundo. Afinal de contas, existe um temor de que uma inflação acima do esperado force o Fed a ser mais agressivo no ciclo de alta da taxa de juros”, argumenta Camila.

Dessa forma, ainda de acordo com a especialista, se os EUA elevarem muito os juros, isso pode afetar as projeções de lucro e valor presente das empresas, o que pode derrubar a Bolsa.

“Além disso, uma inflação persistentemente alta pode fazer com que o juro fique alto por um tempo maior do que o mercado está esperando. E isso pode adiar a retomado dos mercados”, conclui Camila.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças?

Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.