- Home
- Finanças
- Planejamento financeiro
- Black Friday: cuidado com as estratégias que te fazem gastar mais
Black Friday: cuidado com as estratégias que te fazem gastar mais
Para muitas pessoas, a Black Friday é aquele dia em que tudo parece ter um preço incrível e que não podemos deixar passa. Porém, de uns anos para cá, as ofertas têm se estendido pela semana toda ou mesmo por todo mês de novembro, períodos que foram batizados de Black Week e Black November.
E mesmo com dívidas, os brasileiros parecem animados para a Black Friday 2022. O problema é que, muitas vezes, as ofertas viram dor de cabeça, com maquiagem de promoções e problemas de entrega. É por isso que a IF conversou com Lai Santiago, educadora financeira da Open Co, para te ajudar a não cair na conversa das empresas e passar pela Black Friday sem sair no prejuízo.
Então, a seguir, você confere quais são as estratégias usados pelo varejo para fazer o consumidor gastar mais.
Maquiar o número de produtos no estoque
Sabe quando você entra no site para verificar um produto e vê bem destacado “Últimas Unidades”? Bem, as vezes não é verdade. “Isso faz você acreditar que precisa tomar uma decisão urgente porque está diante de um produto ou serviço muito escasso”, diz Lai.
Portanto, seja na Black Friday ou em outros momentos, mesmo que você se depare com o anúncio de que o item está acabando, pense com calma se realmente precisa realizar a compra.
Dizer que outras pessoas estão de olho no mesmo produto
Muitas vezes recebemos avisos de que “X pessoas viram ou compraram este produto hoje”. Isso faz com que você sinta que pode perder aquele item para outras pessoas a qualquer momento e que deve aproveitar logo a oferta, mas isso pode te levar á uma decisão precipitada.
Mais uma vez, vem a premissa de levar em consideração a necessidade da compra naquele momento. Além disso, tenha em mente todos os seus gastos para entender se aquele item que você quer adquirir não irá estourar o seu orçamento.
Dizer que agora é hora de renovar ou mudar
Vamos admitir, todo mundo gosta de renovar o guarda-roupa ou trocar aquele celular que já te ajudou muito, não é mesmo? E é sabendo como os consumidores agem que as empresas criam chamadas e frases publicitárias para chamar ainda mais a atenção. “Elas (as empresas) fazem você se sentir otimista com o fechamento de um ciclo, ou dizer que o ano está acabando e que agora é hora de renovar e mudar” explica Lai.
Comparar preços irreais
Comparar preços é uma ação básica para quem pensa em comprar algo, seja na Black Friday ou não, porém, algumas empresas tentam iludir os clientes ao mostrarem o preço de determinado produto muito abaixo do concorrente. E aí, na hora de fechar a compra, você percebe que aquele valor é para um pagamento específico, como à vista, ou por boleto, Pix etc. Por isso, usar comparadores de preços é uma boa saída para poupar tempo e, claro, dinheiro.
Colaborou: Daniel Navas
Leia a seguir