Pagamento do 2º lote da restituição do IR sai hoje: veja se seu nome está na lista

5.755.667 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões nesta sexta-feira (28)

A Receita Federal deposita hoje (28) o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este lote abrange 5.755.667 contribuintes que receberão R$ 8,5 bilhões. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e que caíram na malha fina. Para saber se você vai receber o dinheiro, basta fazer a consulta neste link.

Contribuintes com prioridades legais recebem primeiro

Pela lei, a restituição deve ser paga primeiro aos contribuintes com prioridades legais, como idosos acima de 80 anos. De acordo com a Receita, o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 foi dividido da seguinte maneira:

  • 140.360 pessoas acima de 80 anos;
  • 1.024.071 pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
  • Por fim, 252.738 contribuintes que tiveram prioridade em razão do estado de calamidade provocada pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para fazer a consulta e ter certeza de que o dinheiro do segundo lote de restituição do Imposto de Renda vai cair na conta, o contribuinte deve acessar este link: “Consultar a Restituição“. Para isso, porém, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e escolher o exercício (que é o ano da declaração para a qual deseja saber se houve restituição). Então, clique no captcha para provar que não é um robô.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX .

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, devido a uma conta informada desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB. Mas, além disso, pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Mas se o contribuinte não resgatar a restituição dentro de um ano, terá de fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Qual é o calendário de restituição do IR 2024?

Neste ano, estão previstos cinco lotes regulares de pagamento da restituição do Imposto de Renda. As datas são as seguintes:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 28 de junho (nesta sexta-feira)
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Cuidado com a malha fina

Quem cai na malha fina não recebe a restituição enquanto não arrumar as pendências com a Receita Federal. Para saber se está na malha fina e corrigir a declaração para receber a restituição, consulte estes links:

Leia a seguir

Leia a seguir