Imposto de Renda 2024: 5 dicas para não cair na malha fina

Mais de 1 milhão de pessoas tiveram as declarações retidas em 2023; saiba os principais erros

Quando o assunto é Imposto de Renda, a malha fina gera muitas dúvidas e receios. Afinal, quem cai nela pode ter o nome sujo, receber uma multa ou até mesmo responder um processo criminal. A temporada de declarações já começou e os contribuintes têm até o dia 31 de maio para acertar as contas com o Leão.

Mais de 1 milhão de pessoas na malha fina

De acordo com dados da Receita Federal, pouco mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda em 2023, com um total de 1.366.778 declarações retidas. O número equivale a 3,1% das 43.481.995 declarações enviadas.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para não cair na malha fina. A primeira delas é não deixar a declaração para última hora. Por exigir uma série de documentos, o ideal é organizar e separar a papelada o quanto antes e revisar o envio com calma.

Já entre os investimentos, esquecer as aplicações em investimentos isentos é outro erro comum. Mesmo aqueles que não têm o desconto do Imposto de Renda precisam entrar na declaração. Por exemplo, LCI, LCA, CRI e CRA. 

Por fim, a digitação incorreta também pode render uma bela dor de cabeça. A Receita Federal cruza minunciosamente os dados apresentados, e qualquer vírgula ou ponto fora do lugar pode levar o contribuinte para a malha fina.

Assista ao vídeo e conheça outros erros comuns na declaração do Imposto de Renda! Acesse também o nosso guia com todas as informações sobre o tema.