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Veja como ajudar o Rio Grande do Sul a partir de doações do Imposto de Renda 2024
Milhares de pessoas do Brasil e também do exterior estão se mobilizando para fazer doações e ajudar a população gaúcha após a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Uma das maneiras rápidas e efetivas de ajudar é utilizar a declaração do Imposto de Renda. Desse modo, é possível destinar até 6% do imposto devido pelo contribuinte para fundos no estado e também nos municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com o presidente do Sindicont-SP, Claudinei Tonon, a destinação do imposto devido é uma maneira de obrigar o governo a utilizar os valores de impostos pagos pelo cidadão a um projeto específico. Nesse caso, portanto, o Estado e também as cidades em situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul. Confira a lista dos municípios afetados.
Aliás, é possível escolher entre fundos de amparo à criança e ao adolescente ou à pessoa idosa.
Como ajudar
Como fazer a doação para o Rio Grande do Sul?
O primeiro passo é preencher a declaração. Veja como fazer a declaração do IR 2024 passo a passo pelo computador
Assim que terminar, escolha a opção de tributação pelo modelo completo, das “deduções legais.”
Depois, abra a ficha “Doação Diretamente na Declaração”. A seguir, selecione o tipo de fundo para o qual deseja fazer a doação. Se o contribuinte tiver escolhido a opção de tributação pelo modo simplificado, a ficha “doação diretamente na declaração” não irá aparecer.
Como doar para um fundo do Estado do Rio Grande do Sul
Então, para fazer uma doação para o Estado, selecione o tipo de fundo “estadual”.
Como doar para um fundo de um município do Rio Grande do Sul
Para fazer uma doação para um dos municípios do Rio Grande do Sul, marque o tipo de fundo “municipal” e escolha o município que deseja auxiliar.
Na sequência, então, faça esse passo passo:
- Informe o valor que deseja doar, respeitando o limite máximo de 6% do imposto devido;
- A seguir, clique no botão “Ok”. A doação irá aparecer no “Resumo da Declaração”, na aba “Cálculo do Imposto”;
- Verifique se o valor da doação está correto e confirme a declaração;
- Após transmitir a declaração, é só imprimir o(s) Darf(s) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração que, neste ano, cai em 31 de maio (exceção feita aos contribuintes gaúchos, cujo prazo de entrega do IR será 31 de agosto);
- Haverá um Darf para cada fundo que escolher.
Recolha o Darf para a doação ter validade
Claudinei Tonon lembra que a garantia de que o dinheiro vai para o fundo desejado é o pagamento do Darf. Se fizer a destinação e não recolher o Darf, a doação perde o efeito. Além disso, é preciso respeitar a data limite para esse pagamento:
- Até 31 de maio – último dia do prazo de entrega do IR.
- Até 31 de agosto – apenas para contribuintes gaúchos, que tiveram ampliação do prazo de entrega do IR.
Após essa data, se o Darf não estiver em aberto, a doação perde efeito. E mais: o contribuinte terá de fazer uma declaração retificadora, retirando a doação.
O que acontece com o saldo de imposto?
Os recursos da doação também beneficiam o contribuinte da seguinte maneira:
- Quem tiver saldo de imposto a pagar, terá o valor da doação abatido desse saldo;
- Quem tiver imposto a restituir, terá o recurso da doação somado à restituição e devolvido com atualização pela taxa Selic.
Para mais informações, consulte a cartilha da Receita Federal.
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