O que é o arcabouço fiscal e por que ele é importante para o Brasil?

Entenda o que muda na economia e pode afetar o seul bolso

O que é o tal arcabouço fiscal? Qual o significado dele e o que ele tem a ver com a sua vida?

No mundo da política, quase não se fala em outra coisa a não ser no arcabouço fiscal. Essa expressão parece o nome de uma prisão medieval, parece coisa do Senhor dos Anéis, da Caverna do Dragão ou de um jogo de RPG.

Mas, olha essa história está bem longe de ser fantasia, viu. Ela é bem real e tem a ver com a nossa vida. Por quê? Porque o arcabouço fiscal é uma série de regras que diz como o governo brasileiro pode ou não pode gastar o nosso dinheiro.

Mas, essas regras já não existem? Ou o governo pode sair gastando dinheiro como ele quiser?

Verdade, elas existem. Atualmente, o nome delas é teto de gastos, já ouviu falar? Sim, essas regras foram criadas em 2017, durante o governo do Michel Temer. Resumindo de um jeito bem simples, o teto de gastos limitou o quanto o governo poderia gastar.

Muita gente criticou o teto de gastos porque dizia que era restritivo demais, ou seja, impedia o governo de gastar com as coisas essenciais. E outras pessoas criticam o teto de gastos, que continua valendo até hoje, porque vira e mexe o governo precisa furar ele.

O arcabouço fiscal é novo teto de gastos

É por isso que o governo do Lula resolveu criar uma regra nova para os gastos do governo, o tal arcabouço fiscal. A ideia dessas regras novas ainda é impedir que o governo saia gastando por aí sem controle. Mas o ministro da fazenda, o Fernando Haddad, quer que o governo tenha um pouco mais de liberdade do que o teto de gastos dava.

E ele espera também que o arcabouço fiscal dê um pouco mais de transparência aos gastos do governo com essas regras novas.

Você percebeu que eu não entrei no detalhe das regras novas, e foi de propósito. Essa tarefa eu deixo para os meus colegas de Inteligência Financeira, que estão cobrindo esse assunto de perto. Veja o link abaixo:

O arcabouço Fiscal é importante para todos os cidadãos e, claro, para os investidores.

Bom, em primeiro lugar, o governo Lula precisa conseguir aprovar essas regras para poder mais do que o teto de gastos permite. Isso é importante, porque o atual presidente foi eleito prometendo gastar mais com programas sociais, incentivos à economia e outras coisas. Uma parte do sucesso deste governo depende disso.

Segundo, se as regras foram aprovadas, a gente vai ver se elas funcionam bem e como o mercado reage a elas. Se os gastos do governo começaram a ficar descontrolados, pode ser que os investidores fiquem preocupados e a economia do Brasil continue a patinar. Mas, se o arcabouço for bem-visto, a economia pode voltar a crescer e os investimentos também.

Aconteça o que acontecer, é bom ficar de olho nessa história porque ela dará o tom de como a economia do Brasil andará nos próximos anos.