Em novo golpe do IPVA, criminosos oferecem desconto de 50% no imposto; saiba como evitar

Golpe é sofisticado e usa e-mails persuasivos com valores retirados do site legítimo do governo

A promessa de 50% de desconto no pagamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) é o chamariz para o mais novo golpe aplicado por criminosos virtuais, alerta a empresa de cibersegurança Kaspersky. De acordo com a companhia, o golpe, conhecido como phishing, é sofisticado e pode enganar até mesmo os contribuintes mais atentos. Por isso, todo cuidado é pouco.

Como funciona o novo golpe do IPVA?

Abaixo, listamos como os golpistas atuam. São seis passos bastante simples, que você deve ficar de olho:

  1. A vítima recebe um e-mail bem escrito, sem erros ortográficos aparentes, que oferece a oportunidade de desconto de 50% na guia de pagamento de IPVA. O e-mail tem um botão de consulta, que direciona para um site falso.
  2. Ao acessar o site falso, os cibercriminosos interceptam as informações inseridas pelo dono do carro, o que inclui dados pessoais e detalhes do veículo.
  3. A partir daí, o site fraudulento realiza uma consulta ao site legítimo do órgão de trânsito. Dessa forma, obtém o valor real do suposto IPVA, o que transmite maior veracidade ao golpe.
  4. O golpista aplica então 50% de desconto sobre o valor real. E o pagamento é feito por PIX via QR Code.
  5. O dinheiro cai em uma conta em um banco digital, controlada pelos criminosos.
  6. Sem se dar conta, a vítima vai continuar devendo o tributo ao credor real da dívida, que é o Estado. Ou seja, mais hora menos hora, terá de pagar o dinheiro do imposto novamente, sofrendo um tremendo prejuízo.

Veja os cuidados para não cair no golpe do IPVA

O primeiro cuidado é procurar o site correto para buscar informações sobre o pagamento do imposto. Por ser um imposto estadual, as informações sobre o IPVA estão disponíveis nas Secretarias da Fazenda e Planejamento dos Estados ou nos Detrans.

O pagamento do imposto é feito pelos aplicativos ou internet banking dos bancos ou nos caixas das agências bancárias credenciadas. Também nas casas lotéricas ou cartões de crédito credenciados.

Outra recomendação é manter-se informado sobre os descontos oferecidos para o pagamento do IPVA. Os descontos para pagamento à vista costumam ser bem mais modestos que os 50% oferecidos pelos criminosos. Em São Paulo, por exemplo, quem pagar o imposto à vista só recebe 3% de desconto — e olhe lá.

Por fim, veja essas recomendações da Kaspersky:

  • Desconfie de e-mails que oferecem descontos significativos ou promoções inusitadas.
  • Verifique cuidadosamente os links antes de clicar e não insira informações pessoais em sites suspeitos.
  • Mantenha seu software antivírus e anti-malware atualizado, pois ele pode reconhecer sites falsos e links maliciosos.
  • Esteja ciente das táticas de phishing e eduque-se sobre como reconhecê-las – é importante entender que nem toda mensagem é confiável e, principalmente, não repassar um possível golpe.

Confira nossas reportagens sobre o IPVA.

E se tiver dúvidas sobre o IPVA, Imposto de Renda e tudo mais que mexe com o seu bolso, pergunte: “O que é que eu faço, Sophia?”, pelo e-mail: sophia.camargo@inteligenciafinanceira.com.br