Mitos e verdades sobre dívidas

Maju Marques conta cinco mitos e verdades sobre o que acontece quando não se paga boletos

Maju Marques conta 5 mitos e verdades sobre o que acontece quando não se paga boletos.

Tem como limpar o nome sem pagar a dívida? É mito! Senão a gente não tinha medo de fatura. É preciso regularizar o pagamento para ter baixa.

Em cinco anos a dívida caduca? Verdade. Dívidas com bancos e cartões caducam, seu nome sai do Serasa. Mas não se engane, tem que pagar. O que muda é que se consultarem seu nome não sabem que você deve na praça. E pode transferir dívida? Verdade! Existe a portabilidade de crédito, você troca a dívida de instituição caso ache alguma com taxas menores… É uma boa pra negociar!

O banco bloqueia sua conta? Mito. Mas leia o contrato, pode ter uma cláusula permitindo o uso do dinheiro em conta pra abater a dívida. E toda dívida é ruim? Não, é uma forma de pagamento. O problema é deixar de pagar e virar uma inadimplência. Aí é ruim mesmo. Dê atenção aos boletos e evite dor de cabeça.

Saiba mais sobre como lidar com as dívidas com estes conteúdos da IF:

O que fazer quando um parente pede dinheiro emprestado?

Quando um parente pede dinheiro emprestado, você fica diante de uma encruzilhada. Há possibilidade de se perder o valor ou a amizade. A família e as suadas economias são prioridade na vida de todos. E fica difícil optar por uma delas. “Receber um pedido de empréstimo de alguém que você ama pode causar desconforto”, diz Ashley R. Agnew, diretora de desenvolvimento de relacionamento da Centerpoint Advisors em Needham, Massachusetts, em reportagem à CNBC. Poucos estão preparados para tomar uma decisão rápida em uma situação como esta. Afinal, o futuro do relacionamento depende da resposta favorável – do ponto de vista do parente, claro.

O que fazer para se livrar de dívidas

De cada dez famílias brasileiras, quase oito estão endividadas. O dado foi constatado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e já estava em patamares altos mesmo antes da pandemia de Covid-19. Inflação, juros altos e crédito cada vez mais caro exigem o dobro de cuidado na administração das contas e no pagamento das dívidas. Kelly Possebon, Head Educacional da Ativa Investimentos, conversou com a Inteligência Financeira para trazer cinco dicas que vão te ajudar a sair do vermelho.

Leia a seguir

Leia a seguir