Listas IF: 4 dicas de Carnaval que também valem para investimentos

O que a festa mais popular do Brasil tem a ver com seu bolso? Em ambos, ter planejamento ajuda na diversão (e nos lucros!). Saiba mais no Listas IF!

O que o Carnaval tem a ver com investimentos? Um bom Carnaval pode ser feito no imprevisto. Mas a preparação é ideal para garantir que os detalhes estejam em sincronia. Pense bem: é preciso combinar fantasias, planejar a viagem e garantir a estadia. Com os investimentos é a mesma história: você pode investir de uma hora para a outra, é só comprar um ativo. Mas, para ter sucesso, é bom traçar um plano com antecedência, criar sua reserva de emergência, estudar os ativos. Portanto, quanto mais planejado, melhor. Assim, você evita perder dinheiro.

Correr atrás de trio elétrico é maratona, não é tiro rápido. Tem que ter fôlego, animação. Você pode ser do time que só aguenta um bloquinho, ou dos que, quando notam, estão na rua das 8h às 20h. Você precisa descobrir seu limite. É um pouco da sensação que você precisa ter com os investimentos. Investir é ter resistência e empolgação para aguentar o sobe e desce dos preços, respeitando o risco e prazo de cada ativo, para evitar prejuízos.

Que Carnaval cabe no seu perfil? E quais investimentos?

Por isso, saiba qual é o seu perfil de pessoa que investe. Isso vai definir se você é mais conservador, moderado ou arrojado. E se você prefere investimentos de curto, médio ou longo prazo. Respeite seus limites pra investir sem receio.

Estude bem o território. Na folia, a gente tem que saber bem para onde está indo. É bom pensar nos riscos de furto, por exemplo. Ou então, quando vai fazer xixi tem que estudar cada centímetro do banheiro químico pra não encostar em nada, na medida do possível.

Com o seu dinheiro, estudar o território é tão necessário quanto. Você precisa estudar o comportamento de cada ativo e estudar sobre economia para saber como as notícias do mundo impactam nos investimentos. Repare em cada movimentação do mercado para se manter um passo à frente das mudanças.

Quer saber mais sobre o que o Carnaval tem a ver com investimentos? Veja o Listas IF!