IPTU São Paulo: moradores já podem consultar valores para 2024; saiba quanto você vai pagar

Emissão da guia de pagamento pode ser feita pela internet

Os moradores da cidade de São Paulo já podem consultar pela internet os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela. A consulta do IPTU ocorre pelo link www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2024.

O envio das notificações impressas do IPTU São Paulo 2024 começa na quinta-feira (18/1) e, dependendo da data de vencimento (confira o calendário aqui), seguem até o dia 15 de fevereiro.

Assim, o vencimento da primeira parcela ou cota única de todos os contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro, exceto para aqueles que optaram para o envio para administradoras. Nesse caso, , vencimento será no dia 20 de março. A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 26 de fevereiro.

Parcelamento

Assim como nos anos anteriores, em 2024 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.

Quem optar pelo parcelamento receberá, posteriormente, num único formulário, todos os boletos com as parcelas seguintes. Entretanto, quem escolher pagar à vista terá um desconto de 3% no tributo.

Em dúvida ainda entre pagar o IPTU São Paulo à vista ou em parcelas? Confira as dicas preparadas pela Inteligência Financeira para aproveitar os descontos e evitar dívidas futuras.

Pagamento IPTU São Paulo via PIX

Em 2024, além das formas já tradicionais de pagamento do IPTU, os moradores de São Paulo poderão utilizar o sistema PIX para pagar o tributo.

Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Quem optar pelo pagamento via PIX deve ficar atento a estas orientações:

  • Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
  • Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
  • A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.

Como pagar o IPTU São Paulo

O pagamento do IPTU 2024 poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados (consulte a lista aqui). Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel. Além disso, outras opções para pagamento são os guichês de caixa e as lotéricas. Para esses canais, é necessário o documento impresso.

O IPTU 2024 também pode ser pago por débito automático. Assim, para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2024.

Quem ainda não optou por esta modalidade deverá realizar o pagamento da primeira parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento dessa parcela. Já opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.