Fechar
Empreender não é fácil!
Quem não queria ter a grana da Luiza Trajano ou da Anitta? Mas o empreendedorismo é um processo trabalhoso
Quem é que não queria ter a grana de uma Luiza Trajano? Ou, quem sabe, da Anitta? Se a gente levar a sério o papo dos coaches ou de certos perfis de Instagram, basta a gente querer, não é? Trabalhar enquanto eles dormem!
Mas não é bem assim. Empreender é um processo trabalhoso, que exige estudo, disciplina, foco, tempo e dinheiro para investir. Alguns negócios precisam de centenas de reais para sair do chão. Outros precisam de milhões.
Fato é que o empreendedor tem que analisar o mercado onde ele vai entrar, calcular os custos, os lucros possíveis, pensar nos impostos, em como fazer marketing, enfim: um MONTE DE COISA.
Para empreender, não basta só ter uma ideia e a vontade de empreender. Você precisa ser racional, fazer cálculos o tempo todo e ter disciplina. E, pelo amor de deus, você precisa dormir. Durma, por favor.
Por que é tão difícil empreender no Brasil, e quais são os principais erros de quem está começando? Anne Dias, editora da IF, fala sobre empreendedorismo no Brasil com uma super perita no assunto.
Flavia Paixão é Especialista em Gestão de Pequenos Negócios e Marketing. Formada em administração, tem MBA em Marketing Digital, Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Atualmente é mentora no The Founder Institute, o maior programa do mundo para lançamento de startups.
Ela responde às seguintes perguntas:
Leia a seguir