Fechar
Como não cair no golpe da pirâmide
As pirâmides financeiras, esquema que apesar de conhecido ainda lesa muita gente, voltaram a ser assunto no Brasil. Saiba como não cair no golpe
Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência. Saiba mais
Quando o assunto é dinheiro, não faltam oportunistas interessados em aplicar golpes e fraudes. O objetivo é sempre o mesmo: obter o dinheiro de alguém de forma ilegal ou com promessas que não correspondem à realidade.
As pirâmides financeiras, esquema que apesar de conhecido ainda lesa muita gente, voltaram a ser assunto no Brasil. Os casos recentes, que viraram inquéritos policiais, envolveram até mesmo celebridades, que foram vítimas dos fraudadores.
As pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos, formados por níveis de participantes. Cada um que entra deve recrutar outros participantes e os novatos fazem um pagamento inicial ou compram produtos. Os valores obtidos com esse recrutamento servem para pagar os membros mais antigos. Apesar de isso parecer uma rentabilidade, é apenas uma redistribuição do dinheiro, sem qualquer acréscimo de valor.
O problema é que, com o passar do tempo, fica mais difícil recrutar outras pessoas. Sem a entrada frequente de novas pessoas não há entrada de dinheiro, os participantes deixam de ser remunerados e a pirâmide desmorona, tal qual um castelo de cartas.
Quer saber mais para não cair no esquema da pirâmide? Veja o vídeo.
Leia a seguir