- Home
- Finanças
- Finanças pessoais
- Birôs de crédito suspendem negativação de dívidas no RS por 60 dias devido a enchentes
Birôs de crédito suspendem negativação de dívidas no RS por 60 dias devido a enchentes
Diante da situação de emergência causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS), os birôs de crédito Equifax – Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil vão suspender os pedidos de negativação de dívidas no RS, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, por 60 dias. No período, o setor postergará a inclusão de dívidas que já estejam em processo de comunicação no banco de dados. Além disso, cancelará a exibição de apontamentos inscritos.
Dessa forma, até o fim do prazo estabelecido, a informação de inadimplência estará indisponível, seja para consulta ou utilização. A medida passou a valer em 1º de maio, quando o governo decretou o estado de calamidade pública no RS. A aplicação se dará de forma retroativa.
A iniciativa, cujo objetivo é proporcionar tempo adequado para as renegociações entre credores e consumidores de crédito neste momento crítico, está sujeita a prorrogação.
De acordo com Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), a ideia por trás da suspensão da negativação de dívidas no RS é que, com essa suspensão, credores, consumidores e empresas sejam capazes de conversar e renegociar seus créditos de forma responsável.
“O crédito é um instrumento fundamental e mais do que nunca necessário para a retomada das atividades produtivas no RS. Por isso, o setor entende ser fundamental a adoção de medidas que protejam a integridade do fluxo de informações para avaliação do crédito e, consequentemente, o sistema e todos os seus agentes”, pontua o executivo.
Como doar para as vítimas das chuvas do RS
Todo esse desastre fez com que milhares de brasileiros decidissem contribuir para ajudar os gaúchos que estão sofrendo com as enchentes no RS. E são diversas as formas de contribuir.
Uma delas é o Pix do SOS Rio Grande do Sul, que já arrecadou até a terça-feira (14) mais de R$ 100 milhões, de acordo com o Governo do Estado.
Mas claro que existem outras formas de contribuir. Por isso, confira aqui como doar para o Rio Grande do Sul.
Leia a seguir