Ganhe dinheiro transformando bens passivos em ativos

Aprenda a ter uma renda extra com bens passivos, que só geram custos, e complemente o seu orçamento pessoal.

Você sabia que dá para ganhar uma grana extra e fechar as contas no azul transformando seus bens passivos em ativos? Só que para isso, você precisa entender logo de cara se o que você possui hoje te geram despesas ou renda.

Por exemplo, quando você tem uma casa financiada ou quitada, mas mora nela, seu imóvel não é considerado um investimento. Então, ele é um bem passivo. Isso porque ele te traz uma série de despesas, como IPTU, contas de água, luz, gás, entre outros. A sua casa só se torna um bem ativo se você conseguir tirar uma renda sobre ela, alugando um quarto ou, por exemplo, uma vaga de garagem.

O mesmo acontece com seu carro. Se for para uso pessoal, você tem despesas como IPVA, seguro, combustível, manutenção. Ou seja, você não ganha dinheiro com ele e ele é considerado um bem passivo. Agora, se você gerar um dinheiro usando o carro, como motorista, ou alugando, ele se transforma em um bem ativo.

Já um caso bem tradicional, clássico de ativo, são as ações das empresas, nas quais, ao investir, você poderá receber dividendos. Esses dividendos podem ser reinvestidos em ações, ganhando a vantagem dos juros compostos, ou usados para que você tenha dinheiro para compor seu orçamento sem precisar trabalhar a mais. Ou seja, gerando renda passiva.

Com essas ideias, você pode ter mais equilíbrio financeiro nas suas contas e compor melhor suas contas.