Quando vai fazer frio? Isso será fundamental para varejistas de moda

XP avalia como a dinâmica do clima e das temperaturas pode impactar as companhias de moda

De olho no desempenho das varejistas de moda da bolsa de valores brasileira, a XP Investimentos fez aquela famosa pergunta de elevador: “Será que vai fazer frio?”

Em relatório assinado por Daniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, a plataforma de investimentos analisou a dinâmica do clima e o layout das principais lojas de moda do país.

Tudo isso para saber como a temperatura irá influenciar as vendas da coleção outono/inverno.

Outono mais quente?

Em primeiro lugar, com base no relatório da XP Investimentos, os dados apontam para um abril mais quente, com temperaturas acima da média de quatro anos em 75% das cidades acompanhadas.

“Olhando para frente, a MetSul prevê uma onda de calor nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nas próximas semanas”, apontam os analistas no texto.

“Enquanto o INMENT (Instituto Nacional de Meteorologia) espera que as temperaturas permaneçam mais quentes ao longo do outono”, acrescentam.

Adicionalmente, reforça o relatório da plataforma, a probabilidade do fenômeno La Niña ocorrer vem diminuindo.

“O que pode indicar uma estação fria mais amena pela frente.”

Coleções outono/inverno

Nesse sentido, a equipe de varejo da XP destaca que, em visita às lojas das principais varejistas de vestuário, as coleções outono/inverno já estão dominando as prateleiras.

Embora em uma amostra limitada, comentam os analistas, a conversa com os vendedores trouxe insights interessantes.

Então, foram os seguintes:

  • O abril mais quente está de fato desestimulando as vendas das coleções de inverno;
  • Um maio/junho mais frio é fundamental para atingir as metas de vendas;
  • Casacos mais grossos/itens de inverno são menos populares entre os consumidores, devido aos seus preços mais altos e ao clima mais ameno do Brasil.

Clima será inimigo?

Assim, a XP avalia que as tendências e previsões meteorológicas recentes levantam uma bandeira amarela para o 2º trimestre das varejistas de vestuário

“Uma vez que podem apontar para uma estação fria mais amena à frente”, reiteram os analistas.

Contudo, a equipe da plataforma de investimentos ressalta que as datas comemorativas de maio e junho (o Dia das Mães e o Dia dos Namorados) serão determinantes para o desempenho do trimestre.

“Portanto, continuaremos monitorando esse tema de perto para entender se o clima voltará a ser um inimigo dos resultados das varejistas de vestuário”, completam os especialistas.