Veja cinco pontos turísticos de Nova York ligados ao mercado financeiro

Da NYSE ao Touro de Wall Street, a cidade possui locais relacionados ao mundo das finanças que atraem turistas de todo o mundo

Nem só de Times Square e Estátua da Liberdade vive a Big Apple. Um dos principais polos do universo de finanças do mundo, a cidade possui uma série de edifícios e monumentos conectados ao tema.

Fomos ao Financial District e listamos cinco pontos turísticos do distrito financeiro, em Wall Street, Nova York.

Confira a lista a seguir.

Wall Street

Foto mostra Wall Street e a Bolsa de Valores de Nova York para ilustrar conteúdo sobre investimentos, entre eles, a bolsa de mercados emergentes 
Wall Street e a bolsa de valores de Nova York, em Manhattan. Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Pensou em mercado financeiro, pensou Wall Street. Cenário de inúmeras produções de séries e filmes, essa é uma das ruas mais famosas dos Estados Unidos por ser o coração financeiro de Nova York.

Esse fato, por si só, já é motivo para atrair uma grande quantidade de pessoas de todo o mundo. Por isso, ela está em nossa lista dos principais pontos turísticos da cidade.

Por abrigar famosas instituições, ao circular pela região, é muito comum você ver turistas posando em frente a edifícios como a The Trump Building ou o Federal Hall. Ainda que muitas vezes a área esteja em obras. Do mesmo modo acontece com as placas em que o nome da rua aparece.

NYSE

bolsa nova york nyse ações
New York Stock Exchange (Nyse), a bolsa de valores de Nova York. Foto: PxHere

A Bolsa de Valores de Nova York, a New York Stock Exchange (NYSE), também está em Wall Street. E, assim como acontece com os demais prédios, muitos turistas param para tirar fotos em frente a sua fachada.

Originada em 1792 a partir de um acordo entre corretoras, atualmente, a NYSE é a maior bolsa de valores do mundo, com trilhões de dólares negociados diariamente, em mais de duas mil empresas listadas.

O endereço é 11 Wall Street, e é possível chegar facilmente de metrô.

Quer saber mais sobre a NYSE?

Leia: John Tuttle, da NYSE: aos olhos do investidor, o Brasil e as empresas brasileiras estão em alta.

9/11 Memorial

Localizado onde estavam as Torres Gêmeas, o 9/11 Memorial foi construído para homenagear as vítimas tanto do ataque de 11 de setembro de 2001 como as do atentado ao World Trade Center de 1993, que deixou seis mortos.
Localizado onde estavam as Torres Gêmeas, o 9/11 Memorial foi construído para homenagear as vítimas do ataque de 11 de setembro de 2001. Foto de Axel Houmadi na Unsplash

Localizado onde estavam as Torres Gêmeas, o 9/11 Memorial foi construído para homenagear as vítimas tanto do ataque de 11 de setembro de 2001 como as do atentado ao World Trade Center de 1993, que deixou seis mortos.

Em meio à praça com muitos bancos e árvores, duas grandes cascatas e espelhos d’água representam as lágrimas derramadas por aqueles que vivenciaram os ataques. Surpreendentemente, mesmo em meio a todo o barulho da cidade, ali é um ambiente tranquilo que possibilita um momento de introspecção.

Anexo ao espaço há o 9/11 Memorial Museum em que os visitantes conhecem mais sobre a história do 11 de setembro. Os ingressos podem ser comprados a partir de US$ 21 e variam de acordo com o tipo de experiência e a quantidade de pessoas para a visita.

One World Trade Center

O One World Trade Center está na rua oposta ao 9/11 Memorial. Com mais de 100 andares, esse é o terceiro prédio mais alto do mundo, e o topo do arranha-céu quase se perde ao olhar de baixo.
O One World Trade Center está na rua oposta ao 9/11 Memorial. Com mais de 100 andares, é o terceiro prédio mais alto do mundo. Foto de David Vives na Unsplash

Inaugurado em 2014, treze anos após o ataque de 11 de setembro, o One World Trade Center está na rua oposta ao 9/11 Memorial. Com mais de 100 andares, esse é o terceiro prédio mais alto do mundo, e o topo do arranha-céu quase se perde ao olhar de baixo.

Construído com o intuito de substituir as Torres Gêmeas, os estadunidenses possuem uma relação emocional com o local, que já foi o principal centro financeiro do país.

Na nova construção está o One World Observatory: um mirante com vista de 360° para o horizonte de Nova York. O site do local informa que os elevadores sobem 102 andares em apenas 47 segundos. Os ingressos custam a partir de US$ 44, porém é possível conseguir descontos nos valores comprando com antecedência pelo site.

Além da vista, é possível reservar mesa para uma refeição no restaurante ONE Dine, no 101º andar. Mas é importante se programar: as reservas devem ser feitas com trinta dias de antecedência.

O One World Trade Center fica na 117 West Street.

Touro de Wall Street

Touro de Wall Street: De acordo com a história, em 1989, o artista italiano Arthuro di Modica levou, ilegalmente, a estátua de bronze do touro para o local onde ele pode ser visto hoje. Esse seria um presente aos nova-iorquinos, como uma forma de representar a força do mercado financeiro da cidade.
O Touro de Wall Street ou “Charging Bull”. Foto de Fabio Spano na Unsplash

E para fechar a nossa lista dos cinco pontos turísticos de Nova York ligados ao mercado financeiro, ele não poderia ficar de fora: o Touro de Wall Street ou “Charging Bull”.

De acordo com a história, em 1989, o artista italiano Arthuro di Modica levou, ilegalmente, a estátua de bronze do touro para o local onde ele pode ser visto hoje. Esse seria um presente aos nova-iorquinos, como uma forma de representar a força do mercado financeiro da cidade.

Apesar de muitas polêmicas envolvendo a estátua, diariamente, uma fila de turistas se forma na esperança de concretizar a lenda de que ele traz sorte e dinheiro aos que passam a mão em seu o focinho, seus chifres ou testículos.