8 dicas para evitar golpes na Black Friday
Para aproveitar os grandes descontos e promoções da Black Friday, mais da metade dos brasileiros está economizando para as compras, segundo pesquisa da Wake Commerce.
Mas, junto com o aumento do interesse por essas ofertas, os golpes também se multiplicam. Uma pesquisa do Serasa Experian mostrou que 67% dos brasileiros têm medo de cair em uma fraude durante a Black Week (período de promoções antes da Black Friday). Além disso, oito em cada dez já passaram por algum golpe nessa época.
De acordo com Richard Bento, superintendente de segurança corporativa do Itaú Unibanco, as quadrilhas aproveitam a data para criar lojas falsas nas redes sociais e até patrocinam páginas fraudulentas para conseguirem mais visibilidade. “Além do ambiente on-line, os criminosos também estão nas lojas físicas e adotam abordagens para induzir o compartilhamento da senha do cartão ou para trocar o cartão do consumidor por outro semelhante, por exemplo”, detalha.
O Itaú Unibanco identificou alguns dos golpes mais comuns durante a Black Week, como falsas vendas, phishing, trocas de cartão e fraudes na maquininha. “O aumento desses golpes mostra que os criminosos estão atentos, tanto nas lojas físicas quanto online, para encontrar vítimas em potencial”, destaca Bento.
Assim, para ajudar os consumidores, o banco sugere oito dicas essenciais para evitar golpes na Black Friday. Aqui, falamos também sobre as principais “pegadinhas” desse período de compras.
8 dicas para evitar golpes na Black Friday
1. Desconfie de promoções ‘boas demais para ser verdade’
Se você receber links com descontos exagerados por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp, não clique diretamente. Esse é um método comum para aplicar golpes. Em vez disso, acesse o site ou aplicativo oficial da loja por meio de uma pesquisa. Além disso, promoções legítimas costumam oferecer várias opções de pagamento, então desconfie de empresas que aceitam apenas Pix ou boleto.
2. Verifique a página antes de colocar os dados
Quando for inserir os dados do seu cartão, cheque o endereço na barra do navegador para garantir que está no site oficial. Golpistas frequentemente criam páginas muito semelhantes às originais, mas com domínios ligeiramente diferentes (como usando números ou letras trocadas). Tome um segundo para revisar e, em caso de dúvida, não preencha seus dados.
3. Use o cartão virtual nas compras online
O cartão virtual é uma alternativa mais segura, pois seus dados reais não são expostos em nenhum momento. Muitos bancos e aplicativos oferecem cartões virtuais que expiram em pouco tempo, limitando o risco de fraude. E se for pagar com Pix ou boleto, sempre verifique o nome e o valor do beneficiário antes de confirmar — pequenos erros podem indicar que algo está errado.
4. Nas compras presenciais, sempre confira o valor na maquininha
Outra dica para evitar golpes na Black Friday é verificar o valor antes de digitar sua senha. Isso porque golpistas podem tentar “desconfigurar” o visor para esconder o preço ou até mesmo alterar o valor na última hora. E, ao digitar, mantenha a senha protegida de olhares próximos. Pequenos cuidados como esses ajudam a evitar golpes comuns em lojas físicas.
5. O cartão é pessoal e intransferível
Evite entregar seu cartão para outra pessoa, mesmo em lojas. E se o estabelecimento insistir em manuseá-lo, observe atentamente e, quando devolverem, cheque se o cartão é realmente o seu. Além disso, marcar o cartão com algo visível, como um adesivo ou uma fita, pode ajudar a identificar facilmente e evitar trocas.
6. Use a tecnologia a seu favor para evitar golpes na Black Friday
Prefira métodos como pagamento por aproximação ou carteiras digitais. Essas funções permitem que você mantenha o cartão sempre em suas mãos, eliminando o risco de trocas acidentais e de aproximação indesejada. Só não esqueça de conferir o valor exibido na maquininha antes de autorizar o pagamento.
7. Guarde bem sua senha
A senha do seu cartão é só sua. Nunca a compartilhe, nem mesmo com vendedores ou funcionários de lojas. Se alguém pedir sua senha, veja isso como um sinal de alerta. Lembre-se de que, em transações legítimas, a senha nunca precisa ser comunicada a outra pessoa.
8. Saiba como agir se for vítima de fraude ou golpe
Caso suspeite de uma fraude ou tenha sido vítima de golpe, entre em contato com seu banco o quanto antes para bloquear o cartão e sua conta. Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência, pois isso ajuda as autoridades a identificar e investigar atividades criminosas.
Amigos e familiares também podem ajudar em casos de roubo ou furto. Qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou dos cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação dessas. Basta ligar para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. Esse suporte rápido é fundamental para evitar prejuízos maiores.
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