Black Friday 2024: saiba como os brasileiros estão se planejando para a data
O investimento financeiro dos consumidores previsto para a Black Friday de 2024 deve ser maior do que no ano passado. De acordo com uma pesquisa realizada pela OLX, 27% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 1 mil. Na última edição da Black Friday, 79% fizeram compras. Dentre esses, 25% gastou em média entre R$ 100 e R$ 300.
“Os números sinalizam um aumento da expectativa do consumidor em torno de promoções e bons negócios na Black Friday. Em 2023, 73% acreditavam em valores melhores na data. Neste ano, esse número subiu para 79%. Esse otimismo se reflete também para aqueles que vendem itens que não usam mais para juntar uma renda extra. Dentre os entrevistados, 28% afirmam desapegar na Black Friday. Na pesquisa do ano passado eram 23%”, comenta Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Consumidores já estão se planejando
Há menos de um mês para a Black Friday, cerca de 82% dos que têm a intenção de fazer compras na data já iniciaram algum planejamento para a edição deste ano, que acontecerá no próximo dia 29 de novembro. Cerca de um terço (30%) afirma ainda que começou a pesquisar produtos com três meses de antecedência.
Mais da metade (52%) têm o hábito de instalar aplicativos das marcas de interesse. Pesquisa de produtos (49%), acompanhamento de preços (49%) e a criação de reserva financeira (41%) também estão entre os principais preparativos. Aqui, falamos mais sobre como se preparar financeiramente e sobre como evitar golpes nessa época.
O que as pessoas procuram na Black Friday 2024?
O estudo aponta que 93% costumam aproveitar as promoções da data, e que itens das categorias de eletrônicos (68%), eletrodomésticos (67%) e roupas (65%) são os mais procurados e os que mais geram expectativa por descontos.
O estudo mostrou ainda que as categorias mais desejadas para compra são também as mais vendidas por quem desapegou recentemente: roupas (57%), eletrônicos e celulares (50%) estão no topo dos produtos mais comercializados pelos entrevistados.
A possibilidade de economizar dinheiro (59%), ter acesso a maiores descontos (56%) e a promoções exclusivas da data (55%) são os principais atrativos da Black Friday 2024, assim como frete grátis (51%) e maior variedade de produtos (50%).
Pix e e-commerces em alta
De acordo com a pesquisa da OLX, com 78% das escolhas, o Pix ultrapassou o cartão de crédito (71%) como meio de pagamento favorito para compras, invertendo o cenário do ano passado. Sites e aplicativos são os canais favoritos para a pesquisa de produtos para a Black Friday, com 71% da preferência.
Já as plataformas de classificados online vêm na sequência, com 51% das respostas, o mesmo percentual das lojas físicas. Na hora de efetivar a compra, o e-commerce é escolhido por 53%, enquanto os estabelecimentos físicos por 24%.
Leia a seguir