Começou o Amazon Prime Day! Saiba como aproveitar os descontos

Separamos 4 dicas valiosas para você encontrar as melhores ofertas

O Amazon Prime Day, evento anual de compras, está chegando e os fãs de uma boa promoção já podem comemorar. Os descontos acontecem hoje (11) e amanhã (12).

Nesta promoção, os descontos são tentadores. Tanto que vão de cerca de 20% para produtos automotivos, chegando a 40% em livros e produtos de moda. O evento é exclusivo para membros Prime, serviço de assinatura da Amazon.

Porém, atenção. Separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar os descontos, mas não gastar além da conta: 

1. Liste os itens por prioridade 

“O maior desafio é que tudo parece imperdível. Por isso, é preciso ter clareza de quais produtos adquirir. As listas funcionam muito bem nessas situações. Seja no papel, bloco de notas do celular ou na planilha, o ideal é listar, por ordem de prioridade, os itens mais importantes”, explica Ana Calixto, economista e consultora financeira. 

Isso evita as compras por impulsividade de produtos que não constam na lista e que, consequentemente, você não precisa. “Uma armadilha, bastante tentadora, é contar com o limite do cartão de crédito ou com o cheque especial. Esse dinheiro não é verdadeiramente seu e deverá ser pago em algum momento”, alerta Ana. 

2. Revise o seu orçamento 

Antes de ir às compras é importante revisar as finanças e entender o quanto você tem disponível para gastar. “Considere o valor do seu salário ou pró-labore e subtraia as despesas fixas mensais, gastos semanais e parcelas dos próximos meses já assumidas no cartão de crédito ou crediário. Além disso, deixe uma folga para possíveis imprevistos e estipule como meta para aproveitar o Prime Day somente o que sobrar”, ressalta Ana. 

3. Saiba identificar boas oportunidades 

Uma boa oportunidade é aquela que realmente traz economia. “É importante avaliar se o produto está mais barato de fato ou não. Além disso, fazer um acompanhamento dos preços antes do Prime Day e, durante os dias das promoções, acompanhar o site dos concorrentes”, indica Ana. 

4. Faça escolhas (e perguntas) inteligentes 

A melhor forma de aproveitar os dias de promoções é conciliar a lista de comprar com suas metas financeiras. “Gosto de pensar que o que os olhos não veem o coração não sente. Ou seja, se descobrir que não pode gastar nada, a melhor dica é não abrir o site. Mas, se puder aproveitar as promoções, é importante fazer algumas perguntas: você precisa disso agora? O que você perde se não adquirir? Tem algum produto que prefira mais?”, destaca Ana.  

Produtos para ficar de olho no Amazon Prime Day

Itens vendidos e produzidos pela própria Amazon, como os modelos de Kindle e Alexa, costumam ter seus melhores descontos no Prime Day, chegando a 40% de desconto.

Produtos de cuidados pessoais e de limpeza também têm boas ofertas. Já na parte de livros, a Amazon oferecerá descontos de até 40% em best-sellers, importados, HQs, infantis, religiosos, mangás e graphic novels, literatura e ficção.