- Home
- Mercado financeiro
- cotações
- Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6)
Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6)
Powered by TradingView
A Braskem (BRKM3, BRKM5, BRKM6) é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, sexta maior petroquímica do mundo e maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos.
Seus principais produtos são: resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC). Além deles, ela produz insumos químicos básicos, como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Produz ainda polietileno verde, feito a partir da cana-de-açúcar.
A companhia foi criada em 2002, quando seis empresas das Organizações Odebrecht (atual Novonor) se integraram ao Grupo Mariani.
De origem brasileira, a Braskem atualmente tem 41 unidades industriais distribuídas por Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México.
Quais as diferenças entre BRKM3, BRKM5 e BRKM6
BRKM3: ação ordinária da Braskem
“A BRKM3 é o tipo de ação que confere aos titulares direito a voto nas assembleias de acionistas”, explica Lucas Serra, analista da Toro Investimentos.
Além disso, as ações ordinárias contam com um tag along de 100%. Mas o que significa tag along? Significa que, em caso de alienação do controle da empresa, os acionistas minoritários detentores de BRKM3 devem receber oferta equivalente à do acionista majoritário para a venda das suas ações.
Além disso, as ações BRKM3 também dão direito a receber 25% do lucro líquido do exercício em forma de dividendos. Isso se, após o pagamento do dividendo mínimo para as ações preferenciais, houver sobras.
BRKM5: ação preferencial classe A
A BRKM5, por sua vez, é a ação preferencial classe A da Braskem. “Portanto, ela confere aos titulares o direito restrito a voto, em condições bem específicas”, diz ele.
Além disso, sobre os dividendos, os titulares de BRKM5 têm prioridade na distribuição, a cada exercício, a um montante mínimo de 6% do valor unitário de suas ações.
Após o pagamento dos dividendos das ações preferenciais (BRKM5 e BRKM6) e ordinárias (BRKM3), os detentores das preferenciais classe A concorrem em condição de igualdade com os detentores das ações ordinárias ao lucro remanescente, se houver.
O tag along das ações preferenciais classe A também é de 100%.
BRKM6: ação preferencial classe B
A BRKM6 é a ação preferencial classe B da Braskem. A diferença para a classe A é que, após o pagamento dos dividendos mínimos às ações preferenciais (BRKM5 e BRKM6) e ordinárias (BRKM3), os detentores das ações preferenciais classe B (BRKM6) não tem direito à participação da divisão do lucro remanescente, se houver.
Em resumo, as ações ordinárias conferem direito a voto, e as ações preferenciais conferem prioridade no recebimento de dividendos.
Leia a seguir