Procon-SP orienta consumidor a denunciar posto com reajuste antecipado

Postos estão aumentando preços antes da entrada em vigor do reajuste
Pontos-chave:
  • Reajustar os combustíveis assim que a Petrobras informa o aumento é uma prática abusiva e especulativa
  • Fiscais do órgão de defesa do consumidor estão visitando postos

O Procon-SP divulgou comunicado orientando os consumidores a denunciarem postos que estão aumentando seus preços antes da entrada em vigor do reajuste divulgado pela Petrobras, previsto para começar nesta sexta-feira (10). Segundo o órgão de defesa do consumidor, reajustar os produtos assim que a Petrobras informa o aumento é uma prática abusiva e especulativa.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira o aumento de 18,7% no preço da gasolina e de 24,9% no preço do diesel nas refinarias, a partir de amanhã (11). A estatal estava há 57 dias sem mexer os preços do diesel e da gasolina.

“O Procon-SP vai combater especulação no preço dos combustíveis. Os consumidores que se depararem com a situação devem fazer sua denúncia no site do Procon-SP, anexando fotos dos preços da bomba”, afirmou, em nota, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O Procon também informou que há fiscais visitando postos. “As equipes irão averiguar se os estabelecimentos estão aumentando os preços antes mesmo de comprar o novo combustível da refinaria”, acrescentou o diretor, no comunicado.

Com reportagem do Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico