O envio da declaração do Imposto de Renda 2022 teve o prazo alterado para 31 de maio, mas as datas da restituição não mudaram. O primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda 2022 será pago também em 31 de maio, segundo informação da Receita Federal. Confira as datas:
Como funcionam as regras para pagamento da restituição do IR?
Pelas regras do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022, têm prioridade as pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave e que tenham o magistério como principal fonte de renda. Em seguida, os pagamentos seguem a ordem cronológica de envio da declaração. Ou seja, quem envia primeiro deve receber antes, desde que a declaração não tenha qualquer inconsistência que possa conduzir o contribuinte para a malha fina.
Pix para receber a restituição do Imposto de Renda
Neste ano, é possível indicar a chave do Pix para receber o pagamento da restituição do Imposto de Renda, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração. Outra novidade é que, quando houver imposto a pagar, o DARF será emitido pelo programa ou aplicativo do imposto de renda com QR Code e poderá ser pago com PIX.
Dicas para preencher a declaração
Preencher o documento é relativamente simples, mas tem alguns detalhes. Nina Silva e Maju Marques fizeram um resumo que pode te ajudar: