Como receber a restituição do IRPF 2023 antes de todos?

6 dicas para você pelo menos tentar ficar no topo da lista do Leão

Receber a restituição do Imposto de Renda 2023 é, sem dúvida, a parte mais agradável de todo o processo de declaração. Se você concorda – e está com pressa para ver o dinheiro na conta – confira essas 6 dicas para estar entre os primeiros da fila.

Quem recebe a restituição primeiro?

A regra da Receita Federal é clara: idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência para receber a restituição do imposto de renda. Se você não faz parte de nenhum desses grupos, pode vir logo na sequência. Veja como:

1. Informe-se sobre prazos e regras

É importante ficar atento ao prazo para entregar a declaração IRPF – o que, se não mudar, deve começar no dia 15 de março. Já saiba também, o que deve ser declarado e qual a forma correta de informar seus bens e rendimentos. Levantar todas essas informações o quanto antes e deixar tudo engatilhado vai ajudar a te colocar no topo da lista das restituições. É garantido? Não. Mas é uma chance que se abre.

2. Separe os documentos

Separe todos os documentos com antecedência para não se atrapalhar na hora de preencher as fichas e os campos do programa de declaração do Imposto de Renda 2023. Pouca coisa muda de um ano para outro. Então, você já sabe o que lhe será cobrado neste ano.

3. Preencha as informações com cuidado

Erros de digitação, utilização de códigos errados ou inserção de dados em campos inadequados podem levar sua declaração para a malha fina. Se isso acontecer, pode dar adeus para qualquer chance de entrar nos primeiros lotes da restituição.

4. Compare a declaração atual com a do ano passado

Uma forma eficiente de evitar inconsistências na declaração IRPF 2023 é comparar os dados deste ano com a declaração do ano anterior. Utilize uma versão impressa e completa da DIRPF 2022 para fazer essa checagem e conferir se as diferenças fazem sentido.

5. Revise todos os campos

O programa do IR tem aquela checagem automática, mas não confie que ela seja capaz de detectar qualquer problema na sua declaração. É importante conferir campo a campo manualmente antes do envio.

6. Entregue logo sua declaração

Sim! Esta é a recomendação de ouro para receber a restituição antes de todos. Você terá vantagem se estiver com tudo preparado para enviar a declaração IRPF 2023 nos primeiros dias. Isso, claro, desde que siga as recomendações anteriores para não cometer erros e cair na malha fina.