Mara Luquet: como se manter financeiramente, morando no exterior

O trabalho remoto é um grande aliado para quem quer morar no exterior

No terceiro e último episódio da série “Como morar no exterior”, a jornalista Mara Luquet, também integrante da Inteligência Financeira, conta o que ela faz para se manter financeiramente, mesmo passando a maior parte do tempo entre Brasil, Costa Rica e Portugal.

Atualmente, a principal renda de Mara Luquet vem de um canal de notícias no Youtube, chamado My News. O trabalho remoto foi a opção que ela encontrou para ter liberdade de viajar, por qualquer parte do mundo, e enviar as matérias ao canal e aos diferentes “jobs”, como a Inteligência Financeira.

“O trabalho remoto é um grande aliado para quem quer morar no exterior. Isso facilita bastante. No Brasil, muitas empresas passaram a aceitar esse tipo de serviço durante a pandemia e, ainda, mantêm essa alternativa. Então, ao planejar morar fora, deixe combinado uma contribuição mensal ou quinzenal com o responsável da empresa”, explica Mara Luquet.

Atualmente, há países da Europa que ajudam a financiar empreendedores que vieram de outros lugares. “O continente europeu está envelhecendo, por isso, há uma demanda por profissionais jovens, mesmo que venham de outros países. Tenho amigos que abriram restaurantes”, diz a jornalista.

Quando você escolher o seu destino, é muito importante mergulhar em informações sobre o país selecionado para saber quais são as possibilidades e as demandas para determinadas profissões, seja no consulado, na embaixada, pesquisas online. O importante é se informar.