A compra de dólar e euro em espécie cresceu 900% nos cinco primeiros meses de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados do Itaú Unibanco. A retomada do mercado – muito atrelado ao turismo – já alcançou os patamares registrados antes da pandemia, com o fim das restrições de entrada em diversos países do mundo e o aumento dos voos disponíveis.
Entre janeiro e maio deste ano, a compra de moeda estrangeira pelos clientes em cada mês foi pelo menos 400% maior do que a registrada no mesmo período do ano anterior. O pico aconteceu em março, quando o montante total vendido para os clientes do banco teve um aumento de 1.870% em relação a março de 2021 – um mês marcado pela valorização do real e flexibilização das viagens ao exterior.
Venda de dólar deve continuar alta em julho
Com a aproximação de julho, momento em que tradicionalmente as pessoas buscam dólar e euro para suas férias, o mercado deve seguir aquecido. Entre os dias 15 e 30 de junho, clientes do Itaú que comprarem dólar e euro em espécie pelo aplicativo terão até 20% de desconto no spread – o percentual cobrado sobre a taxa de câmbio do mercado no momento da operação – além de tarifa zero habitual. A oferta varia de acordo com o segmento do cliente, e o desconto é aplicado de maneira automática no valor da compra.
“Com a compra pelo app, oferecemos a melhor experiência de casa de câmbio, permitindo a compra de moeda estrangeira 24 horas por dia, 7 dias por semana – com conforto e segurança, de qualquer lugar. Sabemos que esses atributos são muito importantes para quem está lidando com a compra de moeda estrangeira, que muitas vezes está atrelada à realização de um sonho”, afirma Gabriel Rombenso, superintendente de Câmbio do Itaú Unibanco.
Ao comprar pelo aplicativo, os clientes do Itaú garantem a taxa de câmbio no momento da transação. A retirada de dólar e euro em espécie pode ser feita nos caixas exclusivos do Banco24Horas Moeda Estrangeira e na rede de agências Itaú habilitadas.