Dólar volátil? Confira cinco dicas para organizar a viagem dos sonhos

Com um bom planejamento financeiro, você não precisa cancelar ou adiar os planos

– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • O ideal é que o cartão de crédito seja usado apenas em emergências
  • Tente antecipar algumas despesas
  • Pesquise países alternativos, onde o custo de vida seja mais barato do que seu destino alvo

Fazer um intercâmbio, trabalhar ou passear no exterior é o sonho de muita gente. Porém, com a pandemia e a alta do dólar, muitas pessoas acabaram adiando os planos. Será que é a hora de postergar a viagem? “Quando falamos sobre o dólar americano é difícil dizer que adiar a viagem trará um ganho, porque não sabemos se a moeda estará mais barata lá na frente. Teoricamente, com a subida dos juros nos Estados Unidos, o dólar deve ganhar força. É mais fácil planejar com um pouco mais de cuidado do que cancelar os planos”, ressalta Bruno Mori, planejador financeiro CFP. Pensando nisso, separamos cinco dicas para te ajudar nesse processo:

1. Estabeleça um orçamento

O primeiro passo é definir o prazo e o limite de dinheiro que você deseja investir na viagem. “O ideal é saber com bastante antecedência qual período você vai viajar e quais são seus objetivos. Se for um intercâmbio, envolve alguns custos. Se for uma viagem a lazer, outros. Deixar isso bem mapeado te ajuda a se planejar melhor”, explica Bruno. Coloque tudo em um papel: os cursos que deseja fazer, os passeios imperdíveis e o quanto pretende gastar no total. 

2. Considere mais de uma opção de destino

“Antes de tomar uma decisão, olhe também para outras alternativas além dos Estados Unidos. Países como Canadá e Austrália têm o dólar um pouco menos valorizado e podem te render uma boa economia”, ressalta Bruno. Por isso, explore outros destinos, levante os gastos e o custo de vida em cada um deles. Se o orçamento estiver limitado, mudar a rota pode te ajudar a realizar o sonho da viagem para o exterior.

3. Planeje sua reserva de dinheiro

O ideal é começar a juntar os recursos para a viagem o quanto antes, comprando a moeda aos poucos. Assim, você suaviza as oscilações e garante uma cotação média – nem tão alta, nem tão baixa. Pesquise também sobre opções de cartão pré-pago, conta no exterior e as taxas de cada um. “Se você mandar o recurso para uma conta no exterior com cartão de débito, provavelmente vai pagar um IOF menor e o valor do câmbio será mais barato do que ter o dinheiro em espécie”, explica Carlos Duarte, planejador financeiro CFP.

4. Use o cartão de crédito a seu favor

Durante a viagem, o ideal é que o cartão de crédito seja usado apenas em emergências, já que as taxas cobradas são mais altas. Porém, durante o planejamento, ele pode ser seu aliado. “Alguns cartões oferecem benefícios. Pesquise as possibilidades. Se você comprar a passagem pelo cartão ou alugar um carro, por exemplo, pode ganhar um seguro. É um gasto a menos para incluir”, ressalta Carlos.

5. Tente antecipar despesas

Por fim, tente antecipar algumas despesas. “Alguns pagamentos podem ser antecipados com melhores condições. Por exemplo: a fatura da escola que você vai estudar, no caso de um intercâmbio. Você pode pedir essa fatura e fazer a cotação antecipada. Geralmente a taxa de câmbio é mais baixa, porque envolve menos custos. O ideal é pagar antes o que for possível”, explica Bruno.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 08h43
2 min
Manhã Inteligente Publicado em 30.jun.2022 às 12h06
PIB dos Estados Unidos, investimentos em debêntures, golpes financeiros

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli comentam esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta quinta (30)

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 07h34
Câmara amplia teto do crédito consignado a 45% e autoriza desconto até em programa assistencial

Modalidade de empréstimo desconta imediatamente parte da renda da pessoa para quitar o financiamento

4 min
Listas IF Publicado em 29.jun.2022 às 17h13
Como evitar compras por impulso

O que fazer para não gastar sem controle e comprometer seu orçamento? Veja as dicas do Listas IF

Redação IF Atualizado em 02.jul.2022 às 14h44
Golpes financeiros: veja como os fraudadores agem e saiba como dribla-los

Até a filha da Xuxa foi vítima de criminosos; desconfie de ganhos fáceis

4 min