A gente sabe que determinar quais são os melhores investimentos para compor a nossa carteira pode ser um desafio. Por isso, o primeiro passo é algo que aqui, na Inteligência Financeira, a gente não vai cansar nunca de falar: descubra qual o seu perfil de investidor.
Entretanto, para saber se você é conservador, moderado ou arrojado, é necessário entender qual o seu momento de vida. “Além disso, descobrir também quais são os objetivos e os riscos que está disposto a assumir”, afirma Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA.
Estratégias do perfil de investidor
O especialista ainda acrescenta que é necessário analisar se existem outras fontes de renda que não aquela vinda dos investimentos. E sobretudo, se os objetivos estão mais no longo ou no curto prazo.
“Dessa forma, você consegue entender em que momento pretende resgatar os investimentos (o que também é muito importante para definir o melhor ativo financeiro para o seu perfil)”, comenta.
Palavra de ordem: diversificação
Logo depois de ter feito todos esses questionamentos, o próximo passo é: construir uma carteira de investimentos diversificada. E claro, com produtos que façam sentido para o seu momento de vida.
“Não existe uma receita de bolo que serve para todos os investidores e que vai conseguir tratar tudo isso de uma forma sistemática. Por isso, é bom lembrar que, se o investidor conseguir fazer esse trabalho sozinho, muito bom. Mas, se não for uma pessoa que tem essa expertise, o que é supernatural, o recomendado é procurar um especialista em investimento. É aquela pessoa certa para orientá-lo a montar a carteira de ativos de uma maneira bastante lógica e assertiva”, orienta Natal.
Então, em resumo: entenda o seu perfil de investidor, os seus objetivos e busque uma carteira balanceada. Assim, as chances de escolher bons investimentos podem ser mais assertivas.
Quer ficar por dentro dos assuntos que estão em alta no cenário econômico e ainda ter dicas sobre finanças? Então não perca o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, agora em novo horário: às 8h30.