Dia do Rock: 5 músicas dos Beatles que podem te ajudar a investir melhor

Sim, Penny Lane, Let it be, entre outras, vão te ajudar a analisar seus investimentos... cantando

Hoje (13) é Dia Mundial do Rock, bebê! Por que a data foi escolhida? Por que foi exatamente neste dia, em 1985, quando aconteceu um dos festivais de rock mais importantes do mundo: o Live Aid. O show aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia. O festival contou com bandas e nomes de peso, como Mick Jagger, Black Sabbath, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, U2, Led Zeppelin, Eric Clapton, Elton John, Phil Collins. Já imaginou?

E, por falar em Dia do Rock, vamos te mostrar que a banda ícone do rock’n’roll tem muito a ver com seu bolso. Sim, os Beatles têm muito o que nos ensinar sobre dinheiro, como você vai ver logo abaixo.

Beatles para entender conceitos básicos de investimentos 

Os quatro rapazes de Liverpool, que ganharam o mundo na década de 1960 e até hoje têm uma legião de fãs, podem ser a inspiração que você precisa para investir cada vez melhor. Para o íon, eles foram essa fonte de luz – e não foi pouco. Na campanha de lançamento oficial da nova experiência de investimentos do Itaú,  Revolution foi a trilha sonora. Mas o que ela tem a ver com investimentos e como outras canções da banda se destacam por esse motivo? 

Veja a seguir uma lista que preparamos com os versos, escritos por John, Paul, George e Ringo, que podem ajudar você a ter mais noção da importância de investir bem. Calma, não precisa se empolgar, cortar o cabelo no estilo tigela, botar um terninho e correr de fãs maníacos por aí. Para uma boa experiência, basta procurar a letra das músicas e botar o som na caixa. E bom proveito!

1) Revolution – Revolucione seus investimentos

Lançada no fim de 1968, esta é uma das músicas mais famosas de John Lennon. Na época, o vocalista passava uma mensagem sobre diversos acontecimentos, principalmente em relação à Guerra do Vietnã. Depois da viagem do grupo para um retiro de meditação, em Rishikesh, na Índia, em fevereiro daquele ano, o sentimento era de se revolucionar, não importa a forma que fosse. 

Pegando carona nesse espírito, o cenário dos investimentos mudou muito no Brasil de uns anos para cá. Assim como John diz em Revolution, você provavelmente quer uma solução e gostaria de ver um plano acontecendo. E isso pode ter relação com vários campos da vida, sobretudo a parte financeira.

Sair da costumeira poupança, por exemplo, já é uma revolução. Diversificar a carteira, em meio a tantas possibilidades que vêm surgindo no mercado, também. Então, a mensagem aqui é: revolucione seus investimentos e repense o que você tem feito com o seu dinheiro.

2) With a Little Help From My Friends – Procure apoio

Se você não tem tanto tempo nem interesse o suficiente pra parar tudo e repensar sua vida financeira, não tem problema. Terceirize esse trabalho e peça ajuda a quem faz isso todos os dias. Obra da parceria icônica de Paul McCartney e John Lennon e cantada pelo baterista Ringo Starr, With a Little Help From My Friends tem tudo a ver com esse assunto. 

Além de ter uma vibração extremamente positiva e uma cadência convidativa ao abraço, a canção fala de amizade, confiança e suporte emocional. Quando você investe pelo íon, não precisa quebrar a cabeça. É só pedir ajuda aos especialistas íon e tirar suas dúvidas pra ter o apoio que você precisa para investir melhor.

3) Penny Lane – Invista no que você conhece

Outro fruto da parceria entre John e Paul nos faz refletir sobre a importância da proximidade. Mas como assim? Penny Lane é uma rua famosa em Liverpool, no Reino Unido, onde o quarteto frequentava na infância. 

A canção mostra, de forma única, o cotidiano de um lugar muito familiar aos músicos. Com muita propriedade, as estrofes são ricas em detalhes. E só é possível tamanha descrição por causa do conhecimento e da vivência. 

Nos investimentos, o paralelo é o seguinte: não importa se o seu amigo, tio ou conhecido do bar recomende uma aplicação muito boa, se você nunca ouviu falar. Investir é ter o controle do seu dinheiro. Por isso, quando quiser investir em algo diferente e que você ainda não tem domínio, estude, pesquise e pergunte para algum especialista – e pode ser os nossos, do íon – antes de deixar seu patrimônio no escuro. 

4) Long and Winding Road – Confie no longo prazo

Ao investir, um dos primeiros passos é definir os objetivos e os prazos que você pretende sacar o dinheiro da conta. Curto, médio ou longo, os investimentos oscilam. Mas quanto mais tempo você der ao dinheiro investido, maior tende a ser o retorno e menor será essa oscilação. 

Apesar de Long and Winding Road ser uma das músicas mais melancólicas dos Beatles, Paul McCartney pode ter deixado um legado incrível para os investidores: a estrada pode ser longa e tortuosa, com altos e baixos, mas a ação do tempo em relação ao seu dinheiro costuma ser muito benéfica por causa, principalmente, dos juros compostos e da diluição dos riscos, no caso da renda variável.

5) Let it be – Investimento caiu? Tenha paciência

É muito comum ouvir dos mais sábios e experientes que, para investir na Bolsa, por exemplo, é preciso muita paciência. Até porque mexe direto com o “estômago” quando o investimento cai muito. 

Quando isso acontece, é difícil se conter e não resgatar tudo logo de cara, colocando a grana em aplicações que oscilam menos. Mas, como diz Paul McCartney, “Let it be…”, que quer dizer “deixe rolar”. Assim como a mensagem de Long and Winding Road, o importante aqui é focar no longo prazo. Dessa forma, o sobe e desce acaba sendo menor. 

E a conexão de Let It Be com a estratégia consagrada de Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, é clara. O conceito de Buffett sobre investimentos a longo prazo, conhecido como Buy and Hold, fala justamente sobre investir em uma ação, por exemplo, e segurar na carteira por um bom tempo, esquecendo os efeitos do curto prazo. 

Não à toa, Buffett já foi flagrado em um encontro, em Omaha, sua cidade natal, com Paul McCartney. Será que Buy and Hold foi inspirado em Let it Be? Se foi ou não, o importante é captar o que há de melhor em cada uma das mensagens.

*Texto escrito por Leonardo Pinto. Artigo originalmente publicado no feed de notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.