Como surgiu o conceito de ESG? O que tem a ver com investimentos?

Você sabia que a origem desse termo está na ONU? Saiba o que ele tem a ver com investimentos

O que a ONU tem a ver com o ESG, você sabe? Sim, a Organização das Nações Unidas tem relação direta com o conceito de ESG, que hoje em dia aparece em todos os lugares, até no mundo dos investimentos.

Tanto que a Bolsa de Valores brasileira, a B3, tem um índice separado só para empresas comprometidas com a sustentabilidade, chamado de ISE B3.

Essa história toda de ESG começou em 2006, em um documento da ONU chamado Princípios para o Investimento Responsável. Esse documento propunha que as empresas, todas eles, fossem avaliadas não só em relação aos lucros que elas dão, mas também pela capacidade de serem sustentáveis.

ESG: como crescer sem destruir o planeta

Ou seja, a ONU estava dizendo que não adianta nada uma empresa gerar uma montanha de dinheiro para os acionistas se ela fizer isso explorando os funcionários, causando devastação ambiental ou sonegando impostos.

A ideia desse documento era também oferecer um modelo de como as empresas podem continuar crescendo, dando lucros, mas sem causar problemas para as pessoas e para o planeta.

Esse documento da ONU é importante porque ele criou as bases do que a gente chama hoje de ESG. E, embora nem todas as empresas no mundo sigam as recomendações dele, ele começou uma discussão muito importante, que só tem crescido ao longo dos anos.

Afinal, se a gente destrói o mundo onde a gente vive, não adianta nada estar cheio da grana, né?