PIB da China, PEC dos Auxílios e inflação nos EUA

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (15)

No Manhã Inteligente desta sexta (15), Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre o que movimentou o mercado nos últimos dias. Na pauta de hoje: a promulgação da PEC dos Auxílios, a divulgação de indicadores econômicos no Brasil, inflação nos Estados Unidos e o PIB da China.

Brasil teve semana movimentada

No Brasil, a PEC dos Auxílios foi promulgada nesta quinta-feira (14) no Congresso Nacional, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Falando sobre indicadores econômicos, o IBGE divulgou o volume de vendas do varejo, que teve alta de 0,1% em maio, mas caiu 0,4% em 12 meses. Já o setor de serviços cresceu 0,9% no mesmo mês. A nossa prévia do PIB, o IBC-Br, mostrou queda de 0,11% em maio. 

PIB da China e inflação nos EUA surpreendem

Nos Estados Unidos, o destaque ficou para os dados de inflação no país. O índice de preços ao consumidor, CPI na sigla em inglês, subiu 1,3% em junho, depois de avançar 1% em maio. O indicador está em 9,1% nos 12 meses até junho, maior índice desde 1981. Também tivemos a divulgação do Livro Bege, relatório que funciona como um termômetro do desempenho econômico dos Estados Unidos.  

Falando sobre a China, tivemos a divulgação do PIB do país referente ao segundo trimestre. O índice desapontou estimativas e cresceu 0,4% na base anual. Os dados interessam aos investidores por aqui, já que o país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. 

Por fim, também tivemos a divulgação dos dados de produção industrial da zona do euro, que subiu 0,8%. O resultado ficou bem acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2% na produção. 

Veja o programa Manhã Inteligente desta sexta e saiba mais sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos!