Fechar
Como surgiu o crédito?
Ele surgiu há milhares de anos e foi considerado pecado durante a Idade Média
Você sabia que o crédito nasceu há mais de cinco mil e quinhentos anos?
Ele nasceu com a sociedade suméria, em 3.500 antes de Cristo. Para esse povo, o crédito servia para ajudar a incentivar a agricultura, que era a principal atividade daquela sociedade. Vários outros povos continuaram usando essa ideia ao longo da história.
Uma exceção famosa aconteceu durante a Idade Média na Europa. Nesse período, cobrar juros era visto como pecado pelos cristãos, que dominaram uma boa parte da Europa.
Dá para acreditar? Mas, quando começaram as grandes navegações, a partir de mil e quinhentos, o crédito voltou a ser usado porque essas viagens eram MUITO caras. A partir de então, o crédito virou uma ferramenta usada pelo mundo todo.
Em 1931, vários países decidiram unificar as regras do crédito na Convenção de Genebra. Quem diria que o crédito era tão antigo quanto a humanidade?
Saiba mais sobre crédito aqui na Inteligência Financeira:
Em tempos de grana curta, você olha para um lado, olha para o outro e só vê uma saída: pedir dinheiro emprestado. E aí começa a saga para encontrar a dívida mais barata do mercado e você até tem uma ideia de alternativa: o empréstimo consignado. Com este guia do consignado, você fica munido de todas as informações para negociar melhor.
Leia nosso guia completo sobre empréstimo consignado.
O Itaú Unibanco planeja oferecer crédito por meio do Pix, entrando num terreno que tem potencial para competir com sua própria operação de cartões. O projeto foi selecionado para fazer parte do sandbox regulatório – um ambiente para inovações – do Banco Central (BC) e será encabeçado pela própria Itaucard.
Saiba mais na nossa matéria sobre crédito no Pix.
Leia a seguir