- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Pesquisa Ipec: Lula tem 44% contra 31% de Bolsonaro
Pesquisa Ipec: Lula tem 44% contra 31% de Bolsonaro
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pela Presidência, com 44% de intenções de voto. Lula é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.
A Ipec presidencial anterior saiu há uma semana, no dia 29 de agosto, quando Lula tinha 44% e Bolsonaro, 32%. Esses mesmos índices haviam sido registrados na pesquisa Ipec anterior, de 15 de agosto.
Depois de Lula e Bolsonaro, aparece o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, com 8% (era 7% na semana passada). Simone Tebet, do MDB, pontuou com 4% (tinha 3%). Felipe d’Avila, do Novo, obteve 1% (era 1%). Soraya Thronicke, do União Brasil, também obteve 1% (antes ela não tinha pontuado).
Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um. Jefferson teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral na semana passada.
Brancos e nulos somam 6% (eram 7%) e quem não sabe ou não respondeu representa 5% (era 6%).
Segundo turno
A pesquisa testou um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista obteve 52% das intenções de voto, ante 50% na semana passada. O candidato do PL ficou com 36%, ante 37% há uma semana. Nove por cento dos entrevistados disseram que votaria em branco ou anularia e 3% não sabe ou não respondeu.
Avaliação do governo Bolsonaro
Questionados sobre o governo de Jair Bolsonaro, 30% dos entrevistados disse considerar “ótima ou boa”; 25% classificou como “regular”; e 43% como “ruim ou péssima”.
Quando perguntados se aprovam ou desaprovam a maneira como Bolsonaro governa o país, 38% dos entrevistados responderam que aprovam e 57%, que desaprovam.
Metodologia
A pesquisa Ipec divulgada hoje entrevistou 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios, de forma presencial, com a aplicação de questionário estruturado. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-00922/2022.
Leia a seguir